Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/12/2009 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

E-mails falsos usam promoções de companhias aéreas para aplicar golpes

Dois e-mails que circulam na internet fazem ofertas falsas para roubar informações pessoais de clientes das companhias aéreas TAM e Gol.

E-mails falsos em nome das companhias aéreas TAM e Gol estão circulando na internet com o objetivo de aplicar golpes online e roubar informações de contas bancárias de clientes.

No caso da TAM, o golpe se aproveita do banco de dados do programa de fidelidade da empresa para obter o cartão e do nome do cliente, alerta o consultor de segurança, Denny Roger, da empresa EPSec.

A partir daí, um e-mail é enviado com essas informações e oferece um bônus de fidelidade para o cliente, pedindo para clicar em um link que um arquivo mal intencionado.

Com o nome de “Detalhes Plano TAM.doc.exe”, o arquivo se disfarça como um documento de texto do Microsoft Word e baixa outros softwares que roubam informações da vítima. "O código malicioso foi testado em 40 diferentes programas de antivírus e apenas 14 deles detectaram a ameaça", informa Roger.

Em um comunicado no site da TAM, a companhia informa que o e-mail fraudulento usa o domínio www.tamviagensweb.com.br, que não pertence à TAM. "A companhia orienta a não acessar qualquer link apresentado e a apagar a mensagem imediatamente", afirma a empresa.

"A TAM esclarece que nunca envia a seus clientes e-mails dessa natureza, não utiliza o remetente contato@tam.com.br, bonusfidelidade@tam.com.br ou tamfidelidade@tam.com.br e pede que os usuários fiquem atentos às propriedades de quem enviou a mensagem", comunica a companhia.

Em seu alerta, a TAM não esclarece como as informações do banco de dados de seu programa de fidelidade foram usadas para o envio dos e-mails falsos.

Promoção falsa da Gol
Outro tipo de golpe por e-mail traz uma oferta falsa da Gol: “a promoção VoeGol a 39 reais está de volta, compre passagens de ida ou volta para todo Brasil à somente 39 reais”.

A mensagem pede ao usuário que acesse o site da empresa e oferece o endereço original, mas, ao clicar, o arquivo “Voegol.com.exe” é baixado e instala um software ilícito no computador da vítima.

Especialistas de segurança recomendam que esse tipo de mensagem seja apagada imediatamente, sem nem mesmo exibir o conteúdo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 326 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal