Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/12/2009 - Destak Jornal Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF faz acordo com bancos para rastrear fraude na web

Por: Fernando Leal

Para polícia, novo sistema de investigação pode reduzir casos em 50% já em 2010.

A Polícia Federal e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fecharam acordo que permitirá alimentar uma base nacional de dados e identificar mais rapidamente quadrilhas especializadas em fraudes bancárias.

Os alvos são a clonagem de cartões bancários e as fraudes em operações realizadas pela internet. A expectativa da PF é reduzir as ocorrências em 50% em 2010, primeiro ano de vigência do acordo.

"Vamos investigar as quadrilhas e não apenas cada fraude isoladamente", disse ao Destak o delegado Carlos Eduardo Sobral, chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF.

Ele explica que, a partir de agora, será possível cruzar dados de todos os bancos e encontrar elementos em comum entre as ocorrências, o que deve permitir identificar as quadrilhas. "Não existe quadrilha especializada nesse ou naquele banco. As mesmas quadrilhas atacam todos os bancos", diz Sobral.

Prejuízo

De acordo com a PF, existem entre cem e 150 quadrilhas especializadas atualmente em fraudes bancárias no país. Todos os anos, cerca de R$ 500 milhões são roubados por meio dessas fraudes.

O modelo a ser implantado a partir do acordo com a Febraban já foi testado com a Caixa Econômica Federal (CEF). Desde fevereiro, a CEF repassa à PF todas as informações sobre fraudes que envolvem seus clientes. l

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 252 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal