Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/12/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Burla milionária com garantias

Por: Tânia Laranjo

Brasileira emitiu falsos documentos do Banco do Brasil no valor de milhares de milhões de euros.

Uma brasileira, que tinha sido detida em Maio por integrar um esquema criminoso que se dedicava à falsificação de garantias bancárias, foi novamente detida pela Polícia Judiciária, por ter continuado a sua actividade fraudulenta. Está em causa uma burla verdadeiramente milionária, tendo sido apreendidos documentos que ultrapassam o valor dos milhares de milhões de euros.

O esquema era bastante elaborado. A brasileira, que actuava com mais dois indivíduos, recebia comissões de empresas que pretendiam a obtenção de empréstimos mais baratos, mediante a entrega de supostas garantias bancárias.

As referidas garantias pareciam ser autênticas e eram emitidas pelo Banco do Brasil, em Portugal. Os valores eram elevados: há garantias de dez mil milhões, uma outra de seis mil milhões e a mais reduzida é de 50 milhões.

A denúncia foi feita pelo Banco do Brasil em Portugal que, contactado por outras entidades bancárias, alertou as autoridades para a falsidade dos documentos. Foi também avisado o Banco de Portugal da existência destes documentos, tendo sido emitido um documento para vários bancos, alertando para a possibilidade de serem detectadas outras falsificações.

Ainda segundo o CM apurou, o grupo solicitava o pagamento de uma comissão cujo valor variava entre os 25 e os 60 mil euros, tendo sido burlados empresários em toda a Europa. Neste esquema não foi detectado nenhum português vítima de burla.

SUPERVISOR FOI AVISADO

O Banco de Portugal foi avisado do esquema que corria no sistema bancário pela instituição brasileira, que foi, abusivamente, envolvida na burla das garantias . Contactada a entidade de supervisão, foi referido que o Banco de Portugal 'não se ocupa de burlas. Trata-se de um crime que é da competência das autoridades policiais'.

Fontes do Banco Central adiantaram não ter conhecimento do caso concreto, acrescentando que a instituição está atenta à supervisão prudencial e comportamental de todas as instituições financeiras.

O Banco do Brasil está em Portugal desde 1972 e hoje conta com quatro agências em todo o País, duas em Lisboa, uma em Cascais e outra no Porto. Dedica-se à banca de retalho e trabalha fundamentalmente com a comunidade brasileira que vive em Portugal.

SAIBA MAIS

LIBERTADA

A operação da PJ aconteceu em dois momentos: Maio e Junho deste ano. Nessa altura, um dos indivíduos ficou em prisão domiciliária e a mulher foi libertada depois de ter sido aplicada uma caução. Foi também apreendido o passaporte .

10 MIL

milhões foi a maior garantia bancária detectada. Era falsa

50 MILHÕES

foi o valor mais baixo que os indivíduos transaccionaram. Ganhavam uma comissão até 60 mil euros por facilitarem documento.

PRISÃO PREVENTIVA

Ouvida pelo juiz Carlos Alexandre, a brasileira ficou em prisão preventiva. Os investigadores da Judiciária reuniram prova de que a mulher voltou a emitir garantias falsas, após ter sido libertada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 220 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal