Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/12/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nova carteira de identidade deve evitar fraudes

Tecnologia é usada atualmente na emissão do documento na Bahia. Outras estados serão intregados gradativamente ao sistema.

Quase todo mundo conhece os riscos de ter os documentos usados de forma indevida depois de perdê-los ou ser vítima de assalto. Mas um sistema que começou a ser implantado na Bahia pode resolver o problema em todo o país.

“Eu já tive o nome no SPC por causa desse problema”, afirma Ramiro de Jesus, técnico de manutenção industrial.

A tecnologia usada atualmente para a emissão de carteiras de identidade na Bahia evitaria o transtorno. A foto digital, impressa no documento, dificulta adulterações.

A principal novidade do sistema é o envio imediato das impressões digitais, por computador, para o banco de dados da Polícia Federal em Brasília. Dessa forma elas podem ser comparadas com as de outros brasileiros e estrangeiros cadastrados.

Se tudo estiver em ordem, o documento é entregue ao dono em cinco dias. Para retirar a carteira, as digitais são conferidas novamente.

“Você pode até ter a certidão de nascimento de outra pessoa, mas quando tentar tirar a carteira por ela, a comparação das impressões digitais vai revelar quem é você”, diz a diretora do Instituto de Identificação da Bahia, Iracilda Santos.

Na Bahia, a troca pelo modelo novo será feita aos poucos. As atuais carteiras de identidade vão continuar valendo. Serão substituídas quando houver necessidade de emitir a segunda via. Por enquanto, só a Bahia está enviando os dados para a Polícia Federal..

Segundo o Ministério da Justiça, a partir do próximo ano, outros estados devem se integrar gradativamente ao sistema. A previsão é que em nove anos todos os brasileiros estejam cadastrados em uma base de dados unificada na Polícia Federal.

Ramiro de Jesus conseguiu limpar o nome na praça. Ele espera que a nova tecnologia evite as fraudes. “Acho que agora melhore. A gente não tem mais essa preocupação”, diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 192 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal