Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/12/2009 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

10 golpes natalinos

Crackers aproveitam época de festas para aplicar seus melhores truques

Apenas nos Estados Unidos, os cibercriminosos, ou crackers, furtaram US$ 8 bilhões de internautas desavisados nos últimos dois anos, apontou o Relatório dos Consumidores, do instituto State of the Net. E boa parte desses roubos se concentrou no período que antecede o Natal.

É durante as festas natalinas, explica Jeff Green, vice-presidente sênior da empresa de segurança McAfee, que os crackers usam seus melhores golpes, aproveitando a generosidade e a necessidade das pessoas de comprarem seus presentes online.

Para prevenir os consumidores a não cair nas mãos dos cibercriminosos, a empresa elaborou uma lista dos golpes mais frequentes na época de festas de fim de ano.

Golpe 1

Fique atento ao fazer doações. Sites falsos são criados para roubar o dinheiro, informações do cartão de crédito e identidade dos doadores.

Golpe 2

Faturas e avisos de entrega falsos dos correios solicitam dados sobre cartões de crédito ou pedem que a pessoa abra uma fatura online para receber uma encomenda.

Golpe 3

E-mails de “solicitação de amizade” são comuns em redes sociais nessa época. Ao clicar nos links pode-se instalar programas mal-intencionados no computador.

Golpe 4

Worms disfarçados de cartão virtual e de promoções de Natal e PowerPoints natalinos também são bastante usados pelos crackers.

Golpe 5

Sites repletos de malwares oferecem descontos em presentes de marcas de luxo. Logotipos falsificados são usados para enganar os internautas.

Golpe 6

Sites falsos que oferecem toques de celular ou protetores de tela com temas e canções natalinos podem infectar o computador com programas mal-intencionados.

Golpe 7

Promessas de emprego e oportunidades de lucros trabalhando em casa podem ser uma armadilha. As vítimas que enviam seus dados continuarão sem emprego e perderão o dinheiro da “taxa de inscrição”.

Golpe 8

Os compradores em sites de leilões natalinos devem ficar atentos a oportunidades que parecem ser boas demais. É alto o risco de que suas compras nunca sejam entregues.

Golpe 9

Com as compras online para o Natal, o roubo de senhas aumenta de maneira desenfreada. Quando um cracker tem acesso a uma senha, pode limpar uma conta bancária em questão de minutos.

Golpe 10

Cibercriminosos distribuem e-mails com aparência oficial de instituições financeiras solicitando que a vítima confirme as informações das suas contas, inclusive nome de usuário e senha, sob pena de tê-las bloqueadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 152 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal