Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/12/2009 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 15 suspeitos de desviarem verbas públicas no Ceará

Por: Renata Baptista


Quinze pessoas foram presas nesta terça-feira, no Ceará, em operação da Polícia Federal, com apoio da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal. Os presos são suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início há cerca de um ano. Segundo a PF, foi constatado o envolvimento de empresas e escritórios em esquemas de desvio de verbas públicas federais repassadas através da Caixa Econômica Federal a prefeituras do Ceará. Cerca de R$ 300 mil foram desviados para benefício dos membros da quadrilha.

Mais de 200 policiais federais, 26 servidores da CGU e seis da Receita atuaram na Operação Gárgula, que ocorreu em cinco municípios -Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Guaramiranga e Pindoretama.

Além dos 15 mandados de prisão temporária, também foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Foram apreendidos principalmente documentos e computadores.

No município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, a sede da prefeitura precisou ser interditada para que os policiais fizessem a busca de documentos. Ao menos três funcionários foram presos.

Segundo a CGU, a fiscalização realizada na Prefeitura de Eusébio constatou irregularidades em diversos convênios firmados com os ministérios das Cidades, Saúde e Educação. As principais irregularidades são fraudes em licitação, obras inacabadas e serviços pagos e não executados, além de superfaturamento, o que teriam causado um prejuízo de R$ 6 milhões.

Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal