Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/12/2009 - O Barriga Verde Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dez por cento dos medicamentos no mundo são falsos


O comércio ilegal de medicamentos, incluindo a falsificação e furto, é hoje um desafio para as autoridades de toda cadeia de companhias que trabalham nesta atividade. Atualmente a falsificação representa dez por cento do volume mundial de medicamentos. Na Europa, de acordo com informações da OMS - Organização Mundial de Sáude, esse crime chega movimentar cerca de 45 milhões de euros. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Justiça, a adulteração de medicamentos movimenta dez bilhões de dólares ao ano. Para se ter ideia da gravidade do problema, de janeiro a março de 2009, a Anvisa - Agência de Vigilância Sanitária retirou do mercado mais de 170 toneladas de medicamentos, sem registros, falsificados ou com prazo de validade vencido.

Segundo dados da OMS, dez mil pessoas, em 2001 morreram em todo mundo em decorrência de medicamentos falsificados. Esses números assustadores demonstram a importância em se criar leis e aprimorar continuamente as ferramentas de rastreabilidade e autenticidade de medicamentos. Caminhando nesse sentido, no início de 2009, o Brasil criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, instituído pela Lei nº 11.903/2009. O objetivo da medida é aumentar a segurança em torno da comercialização de medicamentos obrigando os laboratórios fabricantes implantem um sistema de rastreamento, de forma que todo o caminho feito, pelo produto, até a aquisição pelo consumidor seja facilmente identificado. A partir daí, todas as informações sobre o produto deverão ser arquivadas em um banco de dados único, controlado pela Anvisa. As empresas farmacêuticas terão o prazo de três anos para se adequar às novas regras.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal