Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/12/2009 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude ameaça aposentados

Por: Max Leone

Estelionatários têm acesso a dados de segurados do INSS do Rio, abrem conta e tentam desviar benefícios no fim do ano.

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS no Estado do Rio estão na mira de estelionatários e fraudadores que tentam aplicar golpes usando no fim do ano documentos falsificados e tendo “acesso privilegiado” a dados de segurados. Após terem as informações vazadas, beneficiários da Previdência Social têm sido alvo de quadrilha que estaria realizando fraudes como a que a pensionista Branca Smith Erthal, de 56 anos, foi vítima. O Núcleo Previdenciário da Polícia Federal de Niterói já investiga o caso.

Ao acessar o site da Previdência Social, no dia 30 de novembro, para conferir o contracheque do mês passado, Branca percebeu que o documento possuía informações erradas. A pensionista constatou que seu benefício seria depositado em uma conta bancária aberta sem a sua autorização em Campos, no Norte Fluminense. Originalmente, a pensão da segurada foi concedida e é depositada em um banco em Bom Jardim, na Região Serrana.

“Como o INSS não envia contracheque, fui conferir o pagamento na Internet. Percebi que a pensão seria depositada em conta de uma agência em Campos, em um banco que não sou correntista. Há mais de 30 anos sou cliente do mesmo banco e recebo por ele”, explicou, a pensionista que também vem enfrentando problemas com a concessão de empréstimos consignados sem ter feito o pedido.

Branca resolveu fazer contato com o posto do INSS de Bom Jardim para cobrar explicações. Lá, foi informada de que realmente havia um pedido de troca de banco em seu nome. “Mas eu não pedi nada. Consegui suspender o benefício momentaneamente para não ter prejuízo. Fiz contato também com o banco em Campos e disseram que uma mulher usou uma carteira de motorista para abrir a conta no meu nome”, disse.

Na última segunda-feira, a pensionista entrou com queixa crime no Núcleo Previdenciário da PF de Niterói, que abriu inquérito para investigar o caso. “A maioria dos segurados só percebe a fraude depois que o dinheiro é sacado”, afirma a delegada responsável pelo setor, Fabiana Martins Machado.

Troca de banco só no posto

O Ministério da Previdência Social informou que o pedido de troca de banco só pode ser feito pelo segurado ou procurador no posto do INSS mantenedor do benefício. A Polícia Federal confirmou que deu início às investigações do caso da pensionista Branca Erthal.

A delegada responsável pelo Núcleo Previdenciário da PF de Niterói, Fabiana Martins Machado, afirma que ocorrências desse tipo têm sido muito comuns. Segundo ela, os segurados são a parte mais frágil do sistema. “Eles ficam vulneráveis a fraudes”, afirmou.

O QUE FAZER CONTRA FRAUDES

PEDIDO DE SUSPENSÃO
A delegada federal, responsável pelo Núcleo Previdenciário da Polícia Federal de Niterói, Fabiana Martins Machado, alerta os segurados para os casos de fraudes contra seus benefícios. Ao constatar alguma irregularidade, aposentados e pensionistas do INSS devem procurar a agência mantenedora e pedir a suspensão do benefício.

DOCUMENTOS NO BANCO
O segundo passo a ser dado, segundo a delegada, é o segurado ir ao banco em que a conta corrente irregular foi aberta e pedir os documentos do titular da conta. Geralmente, são abertas com documentos falsos, mesmo assim, possuem fotografia de quem está envolvido na fraude. Deve também pedir o encerramento da conta.

ABERTURA DE INQUÉRITO
De posse dos documentos, o segurado deve procurar uma Delegacia de Polícia Federal para dar entrada em um inquérito. As investigações, de acordo com a delegada Fabiana Machado, serão feitas com base nos dados que forem anexados ao processo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 433 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal