Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/12/2009 - Guia Digital / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Natal é época preferida dos golpistas para roubar dinheiro dos internautas


Cibercriminosos usam seus melhores golpes para conseguir senhas e dados pessoais aproveitando o clima natalino. O final de ano é o período preferido dos cibercriminosos para roubar dinheiro e informações financeiras dos usuários de internet, de acordo com a McAfee.

O estudo "Os 12 Golpes Virtuais Natalinos" revelou, com dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que mais de US$ 8 bilhões foram roubados dos internautas nos últimos dois anos.

"Esses ladrões acompanham tendências sazonais e criam sites natalinos, golpes e outros e-mails convincentes que podem enganar até mesmo os usuários mais cautelosos", disse o vice-presidente Sênior do McAfee Labs, Jeff Green.

12 golpes mais comuns
O golpe mais comum é o chamado "phishing beneficente", ou seja, sites que fingem realizar doações, mas são falsos. Outro tipo comum é o de faturas falsas de serviços de entregas - geralmente eles solicitam informações de cartão de crédito para "reembolso da conta".

Solicitações de amizade falsas em redes sociais, cartões de Natal virtuais, lojas que ofertam artigos de luxo, como joias, com descontos natalinos muito grandes também são golpes frequentes.

Completam a lista o roubo de informações ao efetuar compras em lojas virtuais usando computadores públicos, além da inserção de resultados maliciosos em buscas feitas usando termos natalinos, estelionato em sites de leilões, roubo de senhas, golpes de clonagem da página do banco e sequestro de arquivos pessoais - nos quais, o criminoso exige pagamento para devolvê-los.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal