Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/12/2009 - Jornal Cruzeiro do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP investiga ação dos 'fantasmas' da merenda

Por: Leandro Nogueira


O Minsitério Público (MP) começa a coletar informações para investigar as duas empresas que teriam se instalado em Sorocaba apenas no papel para receberem pagamentos da Geraldo J. Coan, terceirizada de merenda na Prefeitura, sem que as mesmas prestassem serviços. Na 2ª feira (30) o Cruzeiro do Sul constatou que no endereço cadastrado na Prefeitura como CJM Representação Comercial Ltda, na Vila Hortênsia, há um salão de cabelereira há anos. O cadastro no Imposto Sobre Serviços (ISS) da CJM em Sorocaba foi revelada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) em entrevista coletiva na semana passada. A sala sequer existia no endereço oficial de outra considerada fantasma pela Justiça e fornecedora da J. Coan, a Carsena Representação Comercial, na Praça Coronel Fernando Prestes.

Na cidade de São Paulo, a Justiça investiga o caso por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, mais conhecido como Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec). Em entrevista à rádio CBN na semana passada, o promotor de Justiça do Gedec, Arthur Pinto de Lemos Júnior, declarou que essas empresas que só existem no papel “não me parecem ser uma mera sonegação de impostos e sim uma justificativa para saída de valor que deve estar sendo destinado para outros fins. A nossa preocupação é que isso esteja sendo usado para o pagamento de corrupção, de propinas”, afirmou. Já o prefeito Vitor Lippi declarou que até então não tinha ciência dessas empresas em Sorocaba, teria ficado sabendo pela imprensa.

Ontem o promotor de Justiça da Cidadania em Sorocaba, Orlando Bastos Filho, disse que vai recolher dados das duas empresas consideradas fantasmas e iniciar as investigações com troca de informações com o Gedec. A exemplo do promotor em São Paulo, Bastos Filho disse que a instalação no município para pagamento de propinas é uma das possibilidades a serem investigadas. Desde o ano passado o promotor da Cidadania em Sorocaba investiga os contratos entre a Geraldo J. Coan com a Prefeitura de Sorocaba. Segundo ele há vários indícios de irregularidades, cujos detalhes informa para preservar as as apurações. A versão da Prefeitura é que, assim como em qualquer outro contrato firmado pela administração com um fornecedor particular ou terceirizada, o ganhador da licitação é o mesmo que emite as notas de cobrança e recebe os pagamentos.

Endereços fantasmas

No site da Prefeitura de Sorocaba o endereço e nome da CJM Representação Comercial Ltda constam na relação de inscrições municipais canceladas. Conforme consta lá teria funcionado na rua Santa Maria, 131, Vila Hortência. A proprietária do salão existente há anos neste endereço recebeu a informação com espanto da reportagem. Declarou que mora e tem o salão no local há cerca de seis anos, antes dela residia uma família, e nunca soube da existência da emrpesa CJM. E declarou que constantemente recebeU telefonemas e correspondências com cobranças no endereço dela, mas em nome de pessoas que não conhece. “Sempre devolvi aos Correios”, dise ela.

“Se vocês investigarem bem vão encontrar uma reunião de senhoras que chegam para cortar cabelo, nada mais”, disse um vizinho do salão. Adilson Mantagnana, que há quatro anos mantém uma loja de avicultura em frente ao suposto endereço da CJM Representação Comercial, declarou que também recebe telefonemas de financeiras solicitando informações de um possível credor do número 131, perguntando sobre um nome masculino, que nada tem a ver com o salão da cabeleireira. Segundo o prefeito Vitor Lippi, no cadastro de inscrição municipal consta que uma firma foi aberta com o nome CJM em 2001 e encerrada em 2007, por falta de recadastramento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 266 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal