Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/11/2009 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Suíça devolverá dinheiro do propinoduto ao Brasil


RIO - A Suíça devolverá ao Brasil o dinheiro desviado dos cofres públicos no caso que ficou conhecido como propinoduto, descoberto em 2002. A garantia foi dada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que está no país europeu.

Os quase US$ 30 milhões do chamado propinoduto serão devolvidos pelo governo da Suíça nas próximas semanas. O dinheiro, depositado naquele país, era originário de propinas pagas por empresas em troca de benefícios fiscais.

O chamado escândalo do propinoduto se tornou público em 28 de dezembro de 2002, numa nota publicada na coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO. O Ministério Público e a Polícia Federal estavam investigando quatro funcionários da Secretaria de Fazenda do Rio e quatro auditores da Receita Federal. Eles eram suspeitos de extorsão, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior. Os oito acusados teriam depositado o dinheiro em contas no Discount Bank and Trust Company, na Suíça.

Com o aprofundamento das investigações, o número de suspeitos cresceu, abrangendo 22 pessoas, entre elas, Rodrigo Silveirinha, subsecretário de Administração Tributária da Secretaria estadual de Fazenda durante a gestão de Anthony Garotinho. Nessa lista também estavam os empresários de futebol Reinaldo Menezes Pitta e Alexandre Silva Martins, acusados de enviar o dinheiro do esquema do propinoduto para paraísos fiscais no exterior, através de suas empresas.

Os fiscais do Rio envolvidos no escãndalo foram condenados a penas que variam entre 14 e 17 anos por corrupção, lavagem de dinheiro, e organização criminosa. Essa era uma das condições para que os suíços aceitassem repatriar os recursos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal