Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/11/2009 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CNPq muda site para tentar evitar fraudes em currículos

Por: Rafael Garcia


O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) implantou mudanças em sua base de currículos on-line, a Plataforma Lattes, para aumentar a segurança do sistema. A medida visa impedir a criação de currículos fictícios e outros tipos de fraude.

Agora, para se registrar no site da plataforma (http://lattes.cnpq.br), o pesquisador deverá fornecer número de CPF e responder a questões de segurança, como revelar o nome da mãe. O dado será checado automaticamente na Receita Federal.

Outra inovação do sistema será a sua integração direta com o banco de dados internacional do ISI (Instituto para Informação Científica). Quando o pesquisador listar artigos publicados num periódico indexado por essa entidade -que inclui as revistas científicas mais importantes- o sistema fará uma verificação automática da validade da informação.

"Às vezes o pesquisador tem um artigo que ainda não foi aceito para publicação, mas diz no currículo que foi aceito", diz Antonio Martins Figueiredo Neto, integrante da comissão do CNPq que cuida do Lattes. "Isso, agora não dá mais para fazer, quando é revista indexada."

Delitos mais graves, porém, continuarão a ser avaliados pela comissão. "Se a pessoa diz que tem mestrado e não tem, alguém que sabe disso pode nos comunicar, e tomaremos providências que incluem a suspensão da divulgação do currículo", diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 222 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal