Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/11/2009 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso Facebook engana utilizadores


Uma página falsa do Facebook tem estado online com intenção de cativar utilizadores mais desatentos e levá-los a fornecer os seus dados de acesso à rede social. Uma vez copiados, estes dados podem posteriormente ser usados para permitir o acesso à conta e fazer alterações de perfil, comentários indesejados, introduzir links maliciosos no perfil, etc.

O esquema foi identificado pelo PandaLabs, que reconhece a semelhança entre o URL e o conteúdo da página original e da cópia, o que potencia o sucesso da fraude. A empresa de segurança admite ainda que o URL fraudulento esteja a ser divulgado por email ou que estejam a ser usadas técnicas que optimizem o seu posicionamento nos resultados dos motores de busca.

Para passar ao lado de esquemas como este, o consumidor deve cumprir algumas regras básicas de segurança que passam por não abrir links incluídos em emails não solicitados ou desconhecidos, ou verificar com cuidado o link no qual introduz dados de acesso à conta na rede social, recorda a Panda.

Se o utilizador verificar que introduziu dados pessoais numa página falsa - muitas vezes apenas diferenciada do link verdadeiro por uma única letra - deve imediatamente entrar no serviço e alterar a password de acesso, de forma a não permitir que os dados copiados venham a ser usados por terceiros.

Quando não se revele possível aceder à conta e proceder à alteração, o utilizador deve recorrer a serviços disponibilizados pela rede social que permitem reclamar a posse da conta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 189 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal