Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/11/2009 - Panapress Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banqueiros ouvidos num caso de desvio de fundos na Mauritânia


Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Vários funcionários bancários e homens de negócios foram ouvidos pela Polícia Económica domingo na capital mauritana, Nouakchott, no quadro dum inquérito por "desvio" de fundos aberto contra Sid'El Moctar Ould Nagi, ex-governador do Banco Central, soube segunda-feira a PANA de fontes concordantes.

Ould Nagi foi várias vezes ministro e ex-embaixador em França sob o regime de Maaouya Ould Sid'Ahmed Taya, derrubado em Agosto de 2005 num golpe de Estado militar.

Entre as personalidades ouvidas figura Chérif Ould Abdallah, proprietário do Banco Islâmico (BAMIS) e Mohamed Oul Bouamatou, presidente director-geral do banco Générale de Banque da Mauritânia (GBM), primo do actual Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz.

Ould Bouamatou foi o principal apoiante de Mohamed Ould Abdel Aziz depois das ameaças de isolamento diplomático e sanções económicas induzidas pelo novo golpe de Estado de 6 de Agosto de 2008.

Estas personalidades são geralmente citadas entre as grandes fortunas da Mauritânia.

A soma que teria sido desviada pelo ex-governador do BCM é estimada em 12 biliões de ouguiyas mauritanos, ou cerca de 45 milhões de dólares americanos, segundo a imprensa local.

Quadro da Frente Nacional para a Defesa da Democracia (FNDD, oposição), Sid'El Moctar Ould Nagi foi detido a 11 de Novembro quando regressava da sua aldeia natal de Aleg (250 quilómetros no sudeste de Nouachott) onde ele levou a cabo uma campanha contra o partido no poder no quadro das eleições senatorais de 8 de Novembro último.

Os seus próximos denunciam um ajuste de contas políticas, enquanto o novo poder da Mauritânia diz fazer da luta contra a fraude um eixo prioritário da sua política.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 185 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal