Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/11/2009 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Milhares de cartões de crédito retirados por suspeita de fraude

Por: Paula Cordeiro

Depois do cartão Unibanco, ontem foi a vez de o BBVA retirar mais de cinco mil cartões. A Caixa e o Millennium bcp também o fizeram, embora não possam confirmar.

Milhares de cartões de crédito e débito portugueses estão a ser cancelados, desde ontem, depois de várias alertas recebidos sobre possíveis cópias fraudulentas dos mesmos, a partir do estrangeiro. Há suspeitas de uma mega-fraude informática, desenvolvida em Agosto e Setembro, envolvendo países como Espanha e Marrocos.

Alguns bancos contactaram ontem os seus clientes, informando-os do cancelamento ou indicando-lhes a não utilização até à recepção de um novo cartão. A operação de substituição deverá ocorrer durante o fim-de-semana.

Depois de há duas semanas a Unicre ter confirmado a substituição de cartões Unibanco, ontem foi a vez do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) contactar mais de cinco mil clientes, informando-os do mesmo procedimento.

O DN sabe que foram igualmente contactados clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Millennium bcp. Fonte oficial da Caixa, no entanto, não confirmou a notícia. O Millennium bcp informa que foram feitas apenas substituições regulares de cartões.

"Os serviços de monitorização de segurança da Sibs identificaram indícios de utilização fraudulenta de cartões de crédito portugueses em território estrangeiro", confirmou ao DN a entidade gestora da rede de débito Multibanco. E acrescentou: "É uma situação de fraude à qual a Sibs é totalmente alheia. Os cartões de crédito afectados neste contexto estão identificados e os clientes são contactados pelo seu banco".

O BBVA explicou igualmente que se tratou de um procedimento preventivo, não querendo dizer que os cartões em causa foram de facto alvo de cópia fraudulenta.

A substituição de cartões de crédito e débito, por suspeita de cópia indevida, é um procedimento normal hoje em dia. Devido ao apuramento das técnicas de detecção de fraudes, as grandes marcas internacionais, como a Visa e a Mastercard, informam regularmente os bancos, com listas de números de cartões suspeitos de terem sido utilizados em redes menos seguras ou em locais onde foram detectados actuações de piratas informáticos que se dedicam a este crime. Apesar dos cartões poderem ter sido copiados, a rápida actuação e detecção dos mesmos evita, na maior parte das vezes, a sua utilização indevida.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 243 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal