Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/11/2009 - Agência Estadual de Notícias PR Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia prende dupla que clonava cartões de crédito de estrangeiros


Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais – Cope – prenderam, na tarde de quarta-feira (11), no bairro Batel em Curitiba, dois homens que aplicavam golpes com cartões de crédito, com informações conseguidas em um site russo. De acordo com o delegado Francisco Caricati, que comandou as investigações, o dinheiro ilícito conseguido pela dupla chegou a R$ 2 milhões nos últimos 30 dias.

As investigações duraram uma semana e apuraram que Fábio Henrique Chemin da Silva, 30 anos, e Edward Cristian Goulart, 40, compravam dados de usuários de cartões de crédito de vários países em um site em russo. “O golpe foge completamente do que era conhecido até agora. É uma fraude muito sofisticada, que não necessita de muita parafernália. Apenas um bom computador e um cartão de crédito são suficientes”, disse Caricati. Foram usadas pelos golpistas informações de clientes da Europa e das Américas do Sul, Central e do Norte.

Os acusados pagavam em média R$ 1 mil por informações que eram fornecidas pelo site. Senhas e todos os dados eram inseridos nos cartões pessoais da dupla. Com os cartões “clonados”, eles emprestavam terminais das operadoras para simular compras. “Para dar certo o golpe contava com a colaboração de comerciantes, que cediam os terminais para as compras. Estamos colhendo provas para indiciá-los por vários crimes”, explicou Caricati.

Segundo a polícia, o comerciante recebia da operadora o valor do bem comprado e repassava 50% para os golpistas. Levantamento mostra o envolvimento de gerentes e diretores de lojas.

As prisões ocorreram no apartamento que Silva e Goulart usavam para fazer contatos com as operadoras dos cartões. No imóvel, foram apreendidos três terminais, material para inserir informações em cartões e um computador com várias informações recebidas de clientes estrangeiros. Os dois foram autuados em flagrante por estelionato.

Caso fique comprovado a participação direta dos comerciantes com a dupla, todos vão responder também por formação de quadrilha, uso de documentação falsa, lavagem de dinheiro.

O delegado explica que as investigações vão continuar para descobrir o envolvimento de mais pessoas no golpe e o seu alcance. “Nós nos deparamos com uma forma diferente de ação dos golpistas. Agora, a partir das prisões, o trabalho policial vai se fixar na forma de ação e colher provas que levem a prisão de outros envolvidos.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 360 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal