Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/11/2009 - Correio Braziliense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Presos cinco homens pelo "Golpe do Chute"

Por: Luiz Calcagno


Membros de uma quadrilha especializada no “golpe do chute” foram presos nessa terça-feira (10/11), em Brasília. A operação batizada de “Goianos”, foi desencadeada pela Delegacia de Falsificações e Defraudações da Polícia Civil do Distrito Federal (DEF/PCDF). Os criminosos atuavam em Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

O golpe aplicado pela quadrilha consistia em obter informações de diversas empresas, em vários estados do país. A partir dos dados coletados, via Internet ou listas telefônicas, os integrantes, passando-se por servidores de órgãos públicos, como Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e Ministério da Educação, ofereciam materiais relacionados com as atividades da empresa, sob o argumento de que eram restos de obras, compras, licitações ou apreensões feitas pela Receita Federal, por um preço muito baixo.

Os criminosos marcavam de encontrar a vítima, normalmente empresários, em frente a alguma loja grande, e só aceitavam pagamento em dinheiro. Eles também pediam que a pessoa trouxesse caminhão para pegar os materiais, pois não ofereciam frete. Quando a vítima efetuava o pagamento, os homens sumiam. Somando os cinco empresários que colaboraram com as investigações, o prejuízo já é estimado em R$200 mil.

Durante a ação policial, foram presos Gilmar Aureliano Gonçalves, 37 anos, Iermar Alves Bezerra, 45, Marcelino Possidonio dos Santos, 46, Carlos Jose de Oliveira, 39, e José Carlos Felicio, 44. Com eles foram apreendidos vários computadores, aparelhos, chips de celulares, agendas e papéis com dados das empresas e vítimas do golpe, além de extratos bancários e outros documentos relacionados ao crime.

Uma pessoa ainda está foragida e outra foi indiciada, mas ainda não foi presa. O grupo vai responder por formação de quadrilha e estelionato, e pode pegar até 8 anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 241 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal