Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/11/2009 - Jornal de Barretos Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cresce o número de denúncias sobre atestados médicos falsos


Depois de deflagrada a operação da Polícia Civil para desmontar o esquema de venda de atestados médicos falsos, a Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib) está recebendo uma avalanche de denúncias de empresários suspeitando da idoneidade dos documentos apresentados por funcionários afastados por motivos de doença.
A constatação é do vice-presidente da Acib, Sávio Domingos Sebastião Baston. “Antes a reclamação era extra-oficial. Agora elas são oficiais. Motivados pelo fato de a Polícia estar investigando, os empresários estão nos procurando e a Acib está remetendo as denúncias para a delegacia”, informou, dizendo que a ainda não há números consolidados sobre o número de denúncias.
Na última quarta-feira, em entrevista coletiva, o delegado titular da Seccional de Barretos, João Osinski Júnior, revelou que a Polícia está agindo para desbaratar a indústria da venda de atestados falsos no município.
Baston esclareceu que o problema em Barretos não é novo. Citou que há poucos anos, num frigorífico com três mil funcionários, 170 se afastaram amparados por atestados médicos. “O atestado pode ser contestado por um perito, mas é um ônus para a empresa, que precisa pagar um médico. E mesmo assim é difícil porque é um especialista que tem que contestar outro. É a palavra de um contra a de outro.”.

Corporativismo

Outro entrave para o empresário identificar que o atestado é uma fraude, segundo Baston, é o corporativismo entre a classe médica. “A classe é corporativista até para se proteger, porque lida com a vida de pessoas, o que é muito delicado.”
O vice-presidente ressaltou, no entanto, que existe a consciência entre o empresariado de que a emissão de atestados falsos não é um problema generalizado entre os médicos. Além disto, muitos profissionais da Saúde são vítimas da ação de pessoas que roubam receituários, carimbos e falsificam assinaturas para tirar proveito financeiro. “Sabemos da idoneidade da classe. A Associação Paulista de Medicina (APM) seccional de Barretos tem tido uma posição firme no sentido de ajudar a esclarecer os fatos. Os médicos que vendem atestados são a exceção das exceções.”Laudos de especialistas só poderão ser contestados por peritos médicos da mesma especialidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 231 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal