Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/11/2009 - Oeste Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Apreensão recorde de dólares falsos foi premiada

Por: Francisco Gomes


No âmbito na cerimónia de comemoração do 64.º aniversário da Polícia Judiciária (PJ), um grupo de 13 investigadores recebeu um louvor pela maior apreensão a nível mundial de moeda falsa, que ocorreu em 2006, na zona de Caldas da Rainha, Pombal, Odemira e Lisboa.

A reactivação do processo de concessão de louvores foi desencadeada pelo director nacional da PJ, Almeida Rodrigues, sendo as propostas elaboradas pelo Conselho Superior de PJ. Foram galardoados 239 inspectores.

O inspector-chefe António Gonçalves e a sua equipa de 12 elementos foram agraciados pela operação que passou por Caldas da Rainha e que permitiu apreender nove milhões de dólares falsos, o que levou inclusivamente uma equipa dos serviços secretos dos Estados Unidos da América a deslocar-se a Portugal para confirmar a perfeição das notas e perceber a dinâmica da rede e os contornos da investigação.

Para além dos dólares, foi desmantelado o armazém onde os mesmos eram contrafeitos. Foi apreendido todo o equipamento informático e tipográfico. Havia mesmo uma particularidade quase inédita, na forma como as notas eram feitas: todas tinham diferentes números de série. Era uma falsificação exemplar. Dos dez detidos, quase todos foram condenados em penas efectivas de prisão. O julgamento foi realizado no Tribunal de Odemira e as punições foram elevadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 223 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal