Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/11/2009 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aprenda a se precaver contra os vírus de pen drives

Por: Bárbara Forte


Um aparelho pequeno, leve e que pode ser levado para qualquer lugar, o pen drive é hoje uma das ferramentas mais utilizadas pela população e se tornou, em pouco tempo, um dispositivo essencial na vida de cada um. Mais popular, o aparelho ganhou novas formas, tamanhos e maior capacidade de armazenamento. Contudo, hackers também começaram a dar atenção à novidade e criaram formas de disseminar ameaças por meio dela. Segundo o gerente de canais da San Disk (líder no mercado de cartões de memória) Fabiano Cotati, o pen drive é o disquete de hoje. “Ficou muito mais fácil de pegar vírus em qualquer computador”, afirmou.

Para o gerente de operações da Kingston (maior fabricante independente do mundo de produtos de memória para computadores) José Alberto Gervásio, os usuários precisam ficar atentos às ameaças a partir dos próprios computadores. “Antes de utilizar o pen drive, é preciso fazer mudanças no sistema operacional e ver se o computador está com o antivírus atualizado”, disse. Segundo ele, as ameaças que chegam ao dispositivo se devem ao uso incorreto dos internautas.

A universitária Marina Dias teve este problema. Segundo a estudante, a própria faculdade pode ter sido o local onde teve o pen drive infectado por malware. “Acho que peguei lá porque não parece ter antivírus [na instituição]. Toda vez que eu o coloco no computador, não é reconhecido. Quando é, ele simplesmente não abre os arquivos”, afirmou.

De acordo com Cotati, além das pessoas não saberem sobre os vírus que podem se propagar por meio da ferramenta, eles ainda não sabem onde comprá-las. “Hoje, até ambulantes vendem o dispositivo na própria rua. Com preços muito baixos, as pessoas não pensam duas vezes e compram um produto sem procedência”, alertou o especialista.

A falta de preocupação com a qualidade é um dos fatores que ajuda a disseminação de softwares maliciosos. “É preciso comprar em lojas de confiança, com o lacre. Só assim é possível confiar no produto”, afirmou Gervásio. “Não dá para confiar em um produto muito barato, muitas vezes ele nem armazena tudo o que diz na embalagem, explicou Cotati.

Prevenção

A mesma característica reflete na hora de utilizar o pen drive em diversos PCs sem a devida precaução. Para isso, algumas medidas adotadas no computador e no próprio USB podem ajudar a não pegar e disseminar ameaças como vírus, trojans, spywares e outros malwares.

- Atualize o antivírus da máquina sempre que utilizar o pen drive;

- Não confie em arquivos que estão em outros computadores;

- Procure não passar arquivos direto da internet para o dispositivo.

Quando infectado, o pen drive começa a ter problemas para abrir os arquivos, ser reconhecido pelo PC e ainda pode passar as ameaças para outras máquinas. Para combater esses softwares maliciosos, além dos antivírus convencionais, outros programas também prometem ajudar:

Penclean: É uma ferramenta brasileira desenvolvida por Renato Mejias para eliminar malwares que infectam unidades como pendrives, MP3 e MP4 players e, consequentemente, o computador. Ele limpa e remove as infecções mais comuns. Clique para fazer o download.

Flash Disinfector: Com este programa, o usuário deve conectar o pen drive ao computador, executar o arquivo, reiniciar o computador e quando tiver terminado o processo uma pasta será criada dentro da unidade do pen drive para a proteção do dispositivo.

U3: Este ainda é um software pouco conhecido que também ajuda na prevenção das unidades USB. É uma plataforma de computação móvel que permite carregar todos os seus aplicativos em uma unidade USB e iniciá-los em qualquer computador, mas, com segurança. De acordo com o gerente de canais da San Disk, ele ainda está disponível apenas para alguns pen drives da marca.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 188 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal