Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/11/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção: Judiciária e empresários montam armadilha a engenheiro

Por: Henrique Machado e Eduardo Dâmaso

Apanhado pela PJ a receber ‘luvas’.

Sérgio Moreira Brandão, engenheiro e dirigente da Câmara do Porto no Departamento de Gestão de Trânsito do município, avisou uma empresa sobre as suas condições para lhes entregar a manutenção e expansão do sistema de semáforos na cidade até 2012. Para ganharem o concurso teriam de lhe pagar por fora, em ‘luvas’, dez por cento dos 3,9 milhões de euros orçamentado para aquele negócio. Os responsáveis da empresa concordaram, sim, mas em desmascarar a tentativa de corrupção de Sérgio Moreira Brandão. E ajudaram a Polícia Judiciária a montar uma armadilha que anteontem à tarde levou à detenção do engenheiro, apurou o CM.

Os contactos entre um empresário e o chefe da Divisão Municipal de Intervenção na Via Pública da autarquia já duravam há algum tempo. As regras impostas por Sérgio Moreira Brandão eram claras: em troca de 400 mil euros, pagos em notas, garantia a batota no concurso público que permitisse à empresa vencer sem dificuldades e assegurar o negócio. O seu interlocutor fingiu-se interessado em alinhar no esquema de corrupção e, ao mesmo tempo, pôs a Judiciária do Porto a par de toda a situação.

Ao que o CM apurou, também Rui Rio foi entretanto informado do caso. Inclusive, no último dia 12 o presidente da Câmara do Porto entrou em contacto com Almeida Rodrigues, director nacional da PJ, a propósito deste assunto. A investigação estava em curso, mas, para consolidar a prova, faltava apanhar Sérgio Moreira Brandão em flagrante delito a receber dinheiro. Sexta-feira à tarde foi a altura escolhida para avançar.

Um elemento da empresa marcou encontro num local público do Porto com o responsável da Câmara e à hora combinada lá estava Sérgio Moreira Brandão, pronto para receber a primeira parte de 400 mil euros, em notas. Só que a PJ fotografou e assistiu a toda esta transacção – detendo o engenheiro. Presente ontem ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, Sérgio Brandão foi afastado da autarquia e terá de se apresentar regularmente à PSP até julgamento.

JOVEM ENGENHEIRO CIVIL ESPECIALISTA EM HIDRÁULICA

José Sérgio Moreira Brandão formou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, onde se especializou em Hidráulica. Tem 32 anos, e até ontem ocupava o cargo de chefe da Divisão Municipal de Intervenção na Via Pública, sob dependência da directora do Departamento Municipal de Trânsito e Intervenção na Via Pública, Manuela Maria Martins Bernardes. Foi eleo representante de Rui Rio no programa CIVITAS, projecto que reúne as principais cidades europeias na procura de soluções de mobilidade e de transportes.

PORMENORES

PROVAS "INEQUÍVOCAS"

A PJ do Norte diz ter "provas "inequívocas do crime de corrupção" praticado por Sérgio Moreira Brandão.

DENÚNCIA DE RUI RIO

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, diz que a denúncia à Polícia Judiciária foi feita por si logo"no dia a seguir às eleições".

EMPRESA ESPANHOLA

A empresa que o dirigentecamarário tentou corromper é uma multinacional espanhola.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 286 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal