Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/02/2007 - Agência Brasil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco Mundial suspende 112 projetos de financiamento em razão de corrupção

Por: Bruno Bocchini


São Paulo - O Banco Mundial suspendeu 58 empresas e 54 pessoas físicas de participar de projetos financiados pela instituição por motivos de fraude e corrupção. A medida foi baseada em investigações realizadas nos exercícios fiscais de 2005 e 2006 pelo Departamento de Integridade Institucional do banco.

As principais irregularidades encontradas pela investigação foram comissões ilegais, subornos, uso indevido dos ativos dos projetos e declarações falsas sobre as qualificações dos licitantes.

As ilegalidades foram encontradas em projetos que estavam sendo desenvolvidos em doze países. Dos 112 projetos suspensos, a maior parte (69) estava sendo realizada na Indonésia, na Lituânia (9) e na Albânia (11). Projetos feitos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e França também foram incluídos entre os fraudulentos. O Brasil não foi citado.

As punições vão desde a suspensão de um ano da participação da empresa ou pessoa em projetos financiados pelo Banco Mundial, até a inelegibilidade permanente. As principais fontes de denúncias recebidas pelo Departamento de Integridade Institucional foram funcionários e consultores do banco.

Os resultados das investigações foram divulgados no relatório Integrity Report of the World Bank Group, Fiscal Years 2005 – 2006, publicado na última terça-feira (6) na página do Banco Mundial.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 377 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal