Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/10/2009 - Diário de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Jovens têm noção "diminuta" dos riscos do e-mail


Os jovens estão familiarizados com o correio electrónico, mas a noção dos perigos associados à sua utilização é muito reduzida, o que levou à criação do Projecto Dadus para os ajudar na defesa da privacidade.

Segundo Clara Guerra, da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), os adolescentes utilizam com grande destreza o e-mail, mas a sua consciência dos riscos inerentes a esta tecnologia "é ainda bastante diminuta, como aliás nas gerações mais velhas, com a agravante de os jovens gostarem de arriscar mais".

"Os jovens, porque comunicam bastante entre eles e abrem todos os anexos e links que os e-mails contêm, trocam indicações/dicas de sites para download de jogos, de músicas ou de vídeos, ficam muito vulneráveis a vírus e cavalos de Tróia, por exemplo", declarou à agência Lusa.

Por seu lado, os adultos, "embora igualmente expostos a estes perigos, são alvo preferencial de 'phishing' - esquemas fraudulentos de captação de dados pessoais, com o objectivo de usurpação de identidade e, nessa medida, 'dar golpes' financeiros (acesso a contas bancárias, cartões de crédito, etc)", alertou a responsável.

Actualmente - e tendo em conta a crescente precocidade com que os mais novos utilizam o e-mail - a CNPD tem em curso o Projecto Dadus, que começou a ser aplicado no terreno maioritariamente durante o ano lectivo passado e que se destina aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, abrangendo crianças entre os 10 e os 15 anos.

Desenvolvida no âmbito de um protocolo assinado em 2007 com o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a iniciativa visa, entre outros objectivos, "sensibilizar os alunos para as questões de protecção de dados e da privacidade" no uso do e-mail.

O Dadus abrange escolas do continente e ilhas e do sector público e privado e tem duas componentes principais: a escolar, mediante a disponibilização de conteúdos que os professores podem trabalhar com os alunos, e a extra-escolar, através da criação do Blog do Dadus - http://dadus.blogs.sapo.pt - para interacção directa com os alunos.

O Dadus tem, neste momento, "cerca de 2.000 professores registados" e o site e o blog do Projecto já receberam "mais de 150.000 visitas", assegurou Clara Guerra, que integra a equipa desta iniciativa, aplicada sobretudo nas disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Área Projecto e Estudo Acompanhado.

Ainda segundo a responsável, no espaço do Projecto Dadus dedicado aos pais ou encarregados de educação, foi criado um fórum para colocação de dúvidas, partilha de experiências e debate de ideias e soluções no final de Agosto de 2008, tendo este registado, desde então, um total de cerca de 20.000 visitas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal