Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/02/2007 - Agência de Notícias do PR Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Preso homem que aplicava golpe contra aposentados


O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prendeu, nesta terça-feira (06), um homem acusado de integrar uma quadrilha especializada em fraudar documentos de aposentados para conseguir empréstimos em financiadoras e emissões de cartões de crédito. João Luiz Freitas Ribeiro, 27 anos, foi preso na casa dele em São José dos Pinhais. A polícia acredita que outras três pessoas façam parte da quadrilha. Entre eles, está Cícero Oliveira Teixeira, 29 anos. Os outros dois ainda não tiveram os nomes identificados.

“Através do nome de um aposentado, eles conseguiam o número do CPF e informações sobre os benefícios recebidos do INSS. Assim, eles falsificavam todos os documentos, sem que a pessoa soubesse, e conseguiam empréstimos e cartões de crédito”, explicou o delegado Renato Bastos Figueiroa, do Cope.

Segundo o delegado, a quadrilha agia há pelo menos um ano em Curitiba e, depois de conseguir nome e dados de aposentados, falsificavam carteiras de identidade e comprovantes de endereço. De posse dos documentos falsificados, eles preenchiam uma ficha de cadastro da financeira e enviavam a documentação para conseguir a liberação do dinheiro.

“Os valores financiados eram sempre baixos, variavam entre R$ 500 e R$ 1.500. A quadrilha fazia isso para que os aposentados lesados não desconfiassem da fraude no momento em que fossem receber a aposentadoria já que a cobrança do empréstimo era debitada em conta”, explicou o delegado.

Além dos financiamentos, a quadrilha aplicava ainda golpes através de cartões de crédito. “Eles pediam cartões de crédito também em nome de aposentados e realizavam compras no comércio”, informou Figueiroa. A polícia ainda não tem estimativa de quanto a quadrilha faturou com as fraudes.

Apreensões - Com João Luiz Freitas Ribeiro, 27 anos, a polícia encontrou cartões de crédito do Banco Cruzeiro do Sul, cédulas de identidade de terceiros, espelhos de cédulas de identidade em branco, comprovantes de residências falsificados, extrato de aposentados com cadastro para preenchimento do INSS, fichas em branco para solicitação de financiamento, folhas com dados cadastrais de possíveis vítimas, um programa usado para inserir dados falsos nas cédulas de identidade e produtos eletrônicos comprados com dinheiro dos golpes.

Ele permanece preso e vai responder por falsificação de documento público, receptação e falsificação de documentos. “Na ficha dele já constavam passagens por ameaça, apropriação indébita, estelionato, falsificação de documentos públicos, e uso de documento falso”, disse o delegado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 423 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal