Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/10/2009 - Sol Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nigéria e empresas tecnológicas atacam e-mails que prometem fortunas

O Governo da Nigéria e várias empresas do sector das Tecnologias estão a unir esforços para acabar com os e-mails fraudulentos, que são enviados por supostos nigerianos que prometem uma recompensa em troca de uma transferência bancária milionária.

A táctica é uma das mais conhecidas na Internet. Um cibernauta recebe um e-mail de alguém que não conhece, onde um desconhecido que se afirma nigeriano promete uma recompensa choruda em troca de uma transferência bancária que não pode fazer.

Este pedido de ajuda surge muitas vezes relacionado com uma herança de alguém famoso na Nigéria, como um ministro ou político, mas que na realidade não existe.

Apesar de ser bastante conhecido, as autoridades nigerianas e não só estão alarmadas com o crescente número de cibernautas que caiem na armadilha e acabam por responder ao e-mail, perdendo assim dinheiro.

Para acabar com este crime, a polícia anti-corrupção da Nigéria estabeleceu um acordo com várias empresas do sector das Tecnologias, no sentido de criarem um sistema de alerta, que avisa os cibernautas quando recebem uma mensagem deste tipo.

Citando as autoridades locais, o diário britânico The Times refere que os primeiros resultados de uma operação contra este crime já resultaram no encerramento de cerca de 800 contas de e-mail e no desmantelamento de 18 grupos dedicados a este tipo de fraudes.

Com a ajuda das empresas, as autoridades pretendem agora monitorizar os cerca de cinco mil endereços de e-mail utilizados todos os meses para evitar que mais pessoas sejam atingidas.

A meta final é retirar a Nigéria da lista dos 10 países com uma maior taxa de e-mails fraudulentos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal