Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/10/2009 - Último Segundo / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ex-pioneiro sul-coreano da clonagem condenado por fraude


O suposto pioneiro da clonagem, o cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que caiu em desgraça por ter falsificado o que seriam inovações científicas mundiais, foi condenado nesta segunda-feira a dois anos de prisão com sursis por fraude. A promotoria havia solicitado uma pena de quatro anos de prisão.

Hwang, 56 anos, foi acusado em 2006 de fraude, desvio de verbas e violação da bioética, o que poderia resultar em uma pena de cinco anos de prisão.

O tribunal o considerou culpado de desvio de 830 milhões de wons (704.000 dólares) e de violações às leis da bioética.

O cientista permaneceu impassível ao ouvir a sentença e deixou o tribunal sob os aplausos de quase 100 simpatizantes.

Hwang perdeu todos os títulos universitários e científicos e foi afastado do mundo das pesquisas, depois de ser considerado culpado pelos colegas da Universidade de Seul de ter falsificado duas "descobertas mundiais" no campo da clonagem terapêutica.

Uma das inovações foi a suposta extração, em 2004, de uma linha de células-tronco a partir de embriões obtidos por clonagem, que foi seguida, em 2005, por uma segunda suposta conquista ainda mais importante: a produção de 11 colônias de células-tronco.

Os anúncios geraram grandes expectativas no tratamento de câncer, diabetes e mal de Parkinson.

Mas a reputação do cientista foi abalada quando um canal de TV sul-coreano informou em novembro de 2005 que o cientista havia violado as leis da bioética utilizando ócitos proporcionados por suas colaboradoras e pagando por doações de óvulos, duas práticas estritamente proibidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 204 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal