Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/10/2009 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nova onda de medicamentos falsos contra a gripe A na Internet


Não param de aumentar os esquemas fraudulentos na Internet que tiram partido da mais recente ameaça à saúde pública: a gripe A. De esterilizadores de ar a comprimidos para aumentar a resposta do sistema imunitário ao vírus ou champôs que protegem da gripe, a panóplia de "placebos" é vasta e a oferta entrou em novo período de crescimento.

As autoridades estão preocupadas com a fraude e com os riscos para a saúde: na Internet vende-se quase de tudo, incluindo falso Tamiflu.

Os primeiros produtos surgiram logo quando se começou a falar do H1N1, na Primavera, a um ritmo de cerca de 10 "novidades" por dia, monitorizado por uma equipa norte-americana destacada para o combate à fraude ao consumo, relacionada com a gripe A.

Durante o Verão verificou-se um abrandamento, mas com o Inverno a aproximar-se e o medo a crescer entre a população, cresce também a oferta, tendo-se verificado um aumento significativo durante as últimas semanas. "Vemos novos sites a aparecer a cada instante", afirma a responsável pela equipa, Alyson Saben, citada pela Associated Press.

O mais preocupante para os responsáveis continuam a ser os sites que garantem disponibilizar o Tamiflu sem receita médica, quando o medicamento da Roche destinado ao tratamento da doença só pode ser adquirido em farmácias quando prescrito por médicos.

O organismo estatal norte-americano responsável pelo controlo dos alimentos e fármacos adquiriu e testou 5 desses medicamentos vendidos online. Um deles continha pó de talco e paracetamol, mas nada de oseltamivir - o princípio activo utilizado no Tamiflu. Os restantes 4 tinham esta substância na sua composição mas não se encontravam licenciados para venda nos Estados Unidos.

"Não temos a menor ideia das condições em que estes produtos são fabricados. Podem conter ingredientes contaminados, contrafeitos, impuros, subpotentes ou superpotentes", alerta Alyson Saben.

As autoridades norte-americanas já enviaram notificações aos responsáveis pela disponibilização online de mais de 140 produtos apregoados como adequados para o tratamento da gripe suína.

Um dos produtos é uma máquina de fotões que produz "ondas de energia". De acordo com o site onde é vendido, o Photon Genie "ajuda a fortalecer o sistema imunitário, e um sistema imunitária forte é essencial para evitar os sintomas da gripe A e a chave para o seu tratamento".

Depois de notificado, o site retirou o anúncio, mas há muitos do género na Internet, avisam os responsáveis.

As organizações de defesa de consumidores também vêm alertando os seus subscritores para este tipo de "engodos" online.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 233 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal