Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/10/2009 - O Diário de Teresópolis Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes “via celular” continuam sendo aplicados

Por: Marcello Medeiros

E, apesar de grande divulgação, muita gente ainda acredita que ganhou carro ou casa.

“Nem tudo que reluz é ouro”. O ditado é antigo e serve muito bem para ilustrar um tipo de golpe que continua sendo ser aplicado em todo país, onde o estelionatário oferece alguma vantagem para a pessoa – na maioria das vezes um carro zero - e no final das contas consegue cartões para telefone pré-pago. Através de ligações ou mensagens de celular, teresopolitanos têm acreditado na história e ficado no prejuízo, apesar de grande divulgação em toda a imprensa. Nos últimos dias, as mensagens de texto com o golpe voltaram a ser enviadas para os telefones celulares, agora “dando” como prêmio uma casa. Uma das pessoas que acreditaram que seriam premiadas e depositaram dinheiro na conta de estelionatários registrou o caso na 110ª DP.

Esta semana, diversas pessoas receberam o seguinte texto: “ATENÇÃO! SBT CONSTRUINDO UM SONHO: sua linha móvel foi contemplada c uma “CASA” 16 anos do DOMINGO LEGAL p/ + inf ligue de um fixo gratuito p/ 03-018-596-223-510”. Para os desinformados que por acaso entrarem em contato com o número, serão atendidos por um dos estelionatários, que, com uma boa lábia, dizem que para receber o prêmio é necessário passar os códigos de barra de alguns produtos e de cartões para celular. “Ao comprar, a vítima está abastecendo os telefones desses bandidos e não ganha nada do prometido”, lembra um jornaleiro que já alertou dezenas de clientes que o procuraram querendo adquirir grande quantidade de crédito.

E esse golpe é muito antigo. Em julho de 2007, depois de receber a ligação de uma ouvinte, a equipe de jornalismo de uma emissora de rádio da cidade ligou para o número informado pelo golpista e conseguiu colocá-lo no ar. Ao vivo, um dos radialistas conversou com o homem como tivesse recebido a mensagem. Logo no início, a indicação de que realmente era mais um golpe. Além de falar que era do Sistema Brasileiro de Promoções (e não SBT, Sistema Brasileiro de Televisão), o estelionatário perguntou a palavra chave. Mesmo com o “agraciado” dizendo que não sabia, o homem respondeu que não havia problema, pois ganharia mesmo assim. Continuando a conversa onde se identificou como Sérgio, o radialista passou números falsos de cartões pré-pagos, ouvindo sempre: “Pode comemorar amigo, você ganhou um carro zero”. Ao final dos seis códigos, o golpista pediu para o locutor aguardar na linha, pois iria conferir a validade dos créditos, e desligou – provavelmente ao constatar que os “cartões” eram falsos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal