Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/10/2009 - Baguete Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cert.br: 86% menos tentativas de fraude

Por: Juliana Franzon


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – Cert.br, serviço disponibilizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, divulgou as estatísticas de relatos enviados espontaneamente por administradores e usuários envolvendo redes brasileiras no terceiro trimestre de 2009.

De acordo com o Centro, pela primeira vez no ano o total de notificações sofreu queda, sendo inferior a 30 mil, o que representa decréscimo de 63% em relação ao trimestre anterior, e de 13% se comparado ao mesmo período de 2008.

Os dados ainda revelam que as tentativas de fraude reportadas foram 86% menor em relação ao trimestre anterior e 49% inferior se comparado ao mesmo período de 2008. O principal motivo foi a queda no número de relatos de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição de material em redes P2P.

Ainda com relação a tentativas, houve aumento de 22% nas notificações sobre cavalos de tróia no trimestre, enquanto que o número de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing tradicional) reportadas se manteve estável com relação ao trimestre anterior, com apenas 6% de aumento porém 66% maior em relação ao mesmo período de 2009.

Já a propagação de worms totalizou 6.012, um número 72% maior do que no trimestre anterior e 14% maior em relação ao mesmo período de 2008.

Os dados de incidentes reportados ao grupo estão disponíveis no link relacionado abaixo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal