Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/10/2009 - Valor Econômico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

'Aluguel' de CNPJ para lavar dinheiro

Por: Cristine Prestes


A superintendência paulista da Receita Federal já encontrou 15 casos suspeitos de lavagem de dinheiro com CNPJ alugado

Um novo artifício para a lavagem de dinheiro está sendo usado por empresas: o "aluguel" de CNPJ por companhias de fachada que importam mercadorias sem ter como comprovar a origem dos recursos. A superintendência paulista da Receita Federal já encontrou 15 casos suspeitos de lavagem de dinheiro com o uso de CNPJ alugado.

No Estado de São Paulo, desde janeiro a Receita já enviou ao Ministério Público Federal 1.527 comunicados sobre suspeitas de crime em operações de comércio exterior. Desse total, de 10% a 15% envolvem lavagem. O aluguel de CNPJ serve para que uma pessoa física ou empresa formalize dinheiro proveniente de crime - tráfico de drogas, corrupção ou terrorismo - por meio da importação de mercadorias sem despertar a atenção da fiscalização. Uma empresa sem tradição em operações de comércio exterior ou recém-criada pode levantar suspeitas do Fisco. Para evitar isso, o interessado aluga o CNPJ de uma companhia que tenha autorização da Receita para importar.

O superintendente da Receita em São Paulo, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, conta que um caso de aluguel de CNPJ foi identificado porque uma empresa, tradicional importadora de roupas, trouxe uma carga de produtos eletrônicos de alto valor.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 212 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal