Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/10/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dinheiro branqueado na Suíça

‘Caso Gürtel’.

A rede de corrupção com ligações ao Partido Popular espanhol branqueava na Suíça o dinheiro obtido ilegalmente, fazendo desta forma ‘desaparecer’ milhões de euros da vista do Fisco espanhol.

Segundo o sumário do ‘caso Gürtel’, o papel de fazer desaparecer o ‘dinheiro sujo’ cabia ao empresário Eduardo Eraso Campuzano, que cobrava uma comissão de 1,5% sobre o montante a branquear. Campuzano contactava empresários suíços interessados em investir em Espanha e entregava-lhes o dinheiro em numerário. Ao regressarem à Suíça, os empresários depositavam o dinheiro nas suas contas e transferiam a mesma quantia para uma conta ‘limpa’ do líder da trama, o empresário Francisco Correa, num banco suíço.

A Justiça espanhola calcula que, só no ano de 2004, Campuzano tenha feito ‘desaparecer’ 18 milhões de dólares, recebendo em troca uma comissão de 270 mil euros.

A rede gerida por Correa, recorde-se, subornava autarcas e dirigentes regionais do PP para obter lucrativos contratos públicos. (R.R. com agências)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 328 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal