Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/10/2009 - INFO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso antivírus sequestra computadores

Por: Paula Rothman


SÂO PAULO - O PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, divulgou um alerta a respeito de uma nova tendência na venda de falsos antivírus.

Agora mais agressivo, eles estão usando a técnica de ransomware, que seqüestra o computador tornando-o inútil até o usuário comprar o falso antivírus.

Uma vez executado o programa, qualquer tentativa de abrir um documento será inútil. A única resposta do computador é uma mensagem de alertar para uma falsa infecção, apresentando como única solução a aquisição do falso antivírus.

Antes dessa inovação, os rogueware apenas alertavam diversas vezes o usuário para adquirirem a versão paga do programa.

O falso software, chamado Total Security 2009, é vendido por 79,95 euros, mas, por mais apenas 19,95 euros, os golpistas oferecem ainda um suporte técnico “premium”.

Ao efetuarem o pagamento, os usuários recebem um código de ativação que liberta os arquivos e permite que se recupere as informações – mas o falso antivírus permanece no sistema.

Ou seja, o rogware oferece um duplo risco pois não só extorque o usuário, fazendo-o pagar para simplesmente voltar a usar seu computador, como também o engana, já que ele acredita ter comprado um produto genuíno.

Como a única coisa que o usuário pode fazer ao se deparar com o aviso é abrir o browser para, convenientemente, fazer o pagamento pela internet, o blog da PandaLabs publicou códigos de ativação para desbloquear os computadores seqüestrados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 219 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal