Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/10/2009 - Veja Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

'Eu não menti. Eu omiti'

Por: João Batista Jr.|

Acusado de se fazer passar por padre da Igreja Católica, religioso diz que nunca quis enganar ninguém.

Monsenhor de uma certa Igreja Católica Apostólica Reunidas do Brasil, criada em 1972, Marcos Rodrigues Fontana, de 48 anos, é acusado de realizar casamentos e exéquias (rezas de despedida) sem avisar que não é seguidor do papa, ou seja, da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele atua no Cemitério do Araçá, localizado na Avenida Doutor Arnaldo. Mesmo antes de o caso sair no jornal O Estado de S. Paulo, a Arquidiocese de São Paulo já havia recebido mais de quarenta reclamações. Fontana afirma que chega a celebrar seis casamentos por mês, pelo preço de 1 000 reais cada um. ‘Doo o dinheiro a instituições de caridade’, afirma.

Veja São Paulo- O senhor informava aos casais que a união, segundo regras da Igreja Católica Apostólica Romana, não teria a bênção do papa?
Fontana-Eles perguntavam se eu era padre católico, então respondia que sim. Católico quer dizer universal.

Veja São Paulo- Os filhos frutos desses matrimônios não poderão ser batizados na Igreja romana. O senhor passava essa informação?
Fontana- Não. Mas eram os casais que não me perguntavam. Eu nunca menti, eu omiti.

Veja São Paulo- Não é antiético esconder detalhes assim?
Fontana- Falo apenas para quem pergunta. Houve um casal que me procurou porque um deles já era divorciado, então eu penso: ‘Quem somos nós para não dar uma segunda chance?’.

Veja São Paulo- O senhor distribui um cartão com uma imagem de Santa Rita de Cássia. Nele, estão seus números de telefone. É comum padres darem cartões?
Fontana- Hoje em dia, propaganda é tudo. Eu era desconhecido. Em alguns meses, já celebrei seis casamentos. Fiz no Leopolldo, na Casa das Caldeiras, em sítios... No ano que vem, celebrarei uma boda na Argentina.

Veja São Paulo- Dizem que o senhor cobra 1 000 reais por casamento e entre 70 e 200 reais pelas exéquias realizadas no Cemitério do Araçá. Quanto tira por mês?
Fontana- Doo o dinheiro a instituições de caridade. Não cobro as exéquias. Na verdade, algumas famílias me requisitam para horários específicos. Aí peço ajuda para o táxi, pois tirar do meu bol¬so seria demais. Mas não vivo disso.

Veja São Paulo- Como se mantém?
Fontana-Sou professor da Escola Estadual Oswaldo Catalano, no Tatuapé. Mas estou afastado por hipertensão. (A Secretaria Estadual da Educação confirma que Fontana é professor do tipo ACT, ou seja, Admitido em Caráter Temporário, das disciplinas de história, filosofia e pedagogia desde 2002. Por motivos de saúde, está na condição de readaptado há seis anos. Re cebe salário de 1 400 reais. Sua última licença começou no dia 8 de setembro.)

Veja São Paulo- Depois de descobrir que não era da Igreja romana, uma juíza o processou por ter velado o corpo do pai dela. Ficou surpreso?
Fontana-Sim, pois nunca cometi falsidade ideológica. Apenas confirmei que era católico.

Veja São Paulo- O que mudou na sua vida desde que surgiram as denúncias de que seria um impostor?
Fontana-Minha pressão subiu ainda mais. Foi a 18 por 15. As pessoas me hostilizam na rua. Sinto que minha imagem foi aviltada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 690 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal