Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/10/2009 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MPF denuncia ex-senador do Pará por fraude de R$ 7 milhões


O ex-senador e hoje vereador em Belém (PA), Ademir Andrade (PSB), foi denunciado nesta quinta-feira pelo Ministério Público Federal no Estado (MPF-PA) por inserção de informações falsas no banco de dados da Companhia Docas do Pará (CDP), onde atuou como presidente de 2003 a 2006. Esta é a segunda denúncia do MPF-PA contra Andrade por fraudes na sua gestão na CDP.

A ação criminal foi encaminhada à Justiça Federal pelo procurador da República André Sampaio Viana e envolve, além de Andrade, oito de seus ex-subordinados na CDP.

Segundo o MPF-PA, o grupo, citado como "máfia da CDP", é acusado de ter excluído diversas operações portuárias do banco de dados da companhia, o que gerou um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 7 milhões.

A pena prevista para o crime de inserção de dados falsos em sistema de informações da administração pública é reclusão, de dois a 12 anos, e multa.

O ex-senador já foi alvo de outra denúncia do MPF-PA em 2006, que remonta ao caso conhecido como Galiléia que apontava irregularidades na CDP como formação de quadrilha, corrupção, estelionato e fraudes em licitações. O processo aguarda julgamento e envolve 18 pessoas nas acusações de fraudes.

Em parceria com a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, o MPF-PA analisou dois sistemas de processamento de dados da CDP e conseguiu confirmar que a exclusão de informações no sistema não se justificava, já que os serviços realmente tinham sido prestados pela companhia. Segundo depoimento de testemunhas, muitas vezes alguns dos denunciados emitiram ordens verbais e escritas para que os faturistas dos portos apagassem do sistema serviços efetivamente prestados pela CDP.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 227 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal