Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/10/2009 - Rádio Renascença Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

GNR previne idosos contra burlões

A GNR lança esta semana uma operação nacional de sensibilização contra as burlas praticadas contra idosos.

Durante um mês, os militares vão andar, nalguns casos porta-a-porta, a deixar conselhos tão simples como “Não abra a porta a estranhos”.

Só na área de jurisdição da GNR, em 2007, foram registadas 158 burlas praticadas contra idosos; em 2008, o número de casos aumentou para 188 e nos primeiros seis meses deste ano há já 61 ocorrências.

O Centro e o Sul do país têm sido as regiões com mais situações de burla, em especial os distritos de Coimbra, Santarém, Aveiro, Beja e Faro.

O Major Manuel Afonso, que na GNR coordena o programa “Idosos em Segurança”, revela que na maioria das situações os burlões abordam as vítimas fazendo-se passar por funcionários da Segurança Social, dos CTT, da EDP, bancários, vendedores ou médicos, por exemplo.

A troca de dinheiro, sob o pretexto de que o euro perdeu validade, ou a substituição de cartões para roubar dados são alguns dos esquemas utilizados.

Esta realidade justifica acções de sensibilização específicas para os mais idosos, não só porta-a-porta, nos locais mais isolados, mas também em sessões mais alargadas, por exemplo em Centros de Dia. A ideia é lembrar regras que podem prevenir dissabores.

A operação irá desenrolar-se entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, em todos os todos os Comandos territoriais da GNR.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 250 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal