Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/10/2009 - Jornal da Madeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PSP na Madeira alerta para falsas notificações por e-mail


A PSP lançou hoje um alerta na Madeira para mensagens electrónicas fraudulentas que notificam cidadãos para comparecerem em actos processuais, tendo sinalizado mais de 50 casos.
A situação foi hoje divulgada em comunicado distribuído no Funchal, e o porta-voz do comando regional da PSP na Madeira, Roberto Fernandes, adiantou à agência Lusa que os casos foram detectados por promotores de canais e por cidadãos que receberam os e-mails e contactaram as autoridades.
"A Polícia de Segurança Pública não convoca ou notifica cidadãos para comparência em actos processuais, como audiências de julgamentos, inquirições de testemunhas ou interrogatórios de arguidos, ou para quaisquer outras diligências investigatórias pela via do correio electrónico", declara a PSP no comunicado.
Aponta que esta é uma técnica conhecida como "phishing", uma forma de fraude electrónica caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas dos utilizadores, tais como senhas e números de cartão de crédito, fazendo-se passar por uma pessoa singular ou colectiva confiável, simulando uma comunicação electrónica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea, informa a mesma nota policial.
A PSP recomenda aos destinatários destes e-mails fraudulentos que não abram os ficheiros enviados em anexo a estas mensagens, pois podem afectar o sistema operativo do computador e permitir o livre acesso a dados pessoais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 248 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal