Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/10/2009 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PCs zumbis levam usuários a clicar em resultados de busca falsos

Por: Juan Carlos Perez

Criminosos criam página falsa do Google hospedada no Canadá cujos resultados escondem links para anúncios. Rede botnet foi criada nas Bahamas.

Uma rede de computadores zumbis criada em Bahamas está redirecionando usuários a uma página falsa do Google, hospedada no Canadá, onde resultados manipulados são, na verdade, anúncios no modelo “cost-per-click” (CPC), ou seja, que geram receita conforme a quantidade de cliques contabilizados.

Esse tipo de golpe compromete a efetividade das campanhas publicitárias no modelo CPC, pois os cliques devem ser pagos pelos anunciantes, sem que eles tenham sido realizados por potenciais consumidores.

De acordo com a Click Forensics, empresa que monitora campanhas publicitárias em busca de fraudes, a rede criada em Bahamas é estruturada de forma tão sofisticada que os melhores filtros de mecanismos de buscas não conseguem detecta-los.

Por meio de uma prática conhecida como envenenamento de DNS, os criminosos modificam a forma com que os PCs localizam certos sites.

No caso do Google, as máquinas comprometidas vão direto para a página falsa, que oferece resultados que maquiam sites legítimos mas, na verdade, são links para tais anúncios.

Como consequências, o usuário que tenta realizar uma busca legítima no Google, acaba sendo envolvido, sem saber, em uma fraude de cliques, na qual o Google perde tráfego web e receita publicitária. A companhia não é a provedora dos anúncios CPC afetados.

Uma porta-voz do Google declarou à PC World norte-americana que está investigando o caso, da mesma forma que investiga e monitora muitos outros esquemas e botnets todos os dias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 256 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal