Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/10/2009 - TSF Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PJ alerta para riscos de jogos em pirâmide

A Polícia Judiciária alerta para os riscos de jogos como o da "bolha", burlas com base em esquemas designados por pirâmide, que à luz da lei não podem ser considerados crime uma vez que as pessoas aderem de forma voluntária.

Em Portugal o caso Dona Branca ficou célebre. Um esquema que, como nos recorda o jornalista Nuno Guedes, voltou recentemente à ribalta

Faz hoje 25 anos que a Polícia Judiciária desmantelou a rede liderada por Dona Branca. Depois da prisão da Banqueira do Povo surgiram casos semelhantes.

A mega-fraude do gestor Bernard Madoff nos EUA ou o escândalo da filatélica Afinsa em Espanha.

Em Portugal, no entanto, diz Vítor Alexandre, sub-director da PJ de Lisboa, nenhum caso pode ser comparado à dimensão da Dona Branca.

As investigações não existem, mas os casos vão surgindo, sobretudo através da Internet.

O responsável da PJ explica que hoje a grande maioria das pessoas não são enganadas. Sabem que é um jogo, com riscos, mas alinham na pirâmide.

Provar que estamos perante uma burla é, no minimo. Complicado, a maioria dos casos acabam sem queixa e nem são considerados crime.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 260 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal