Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/10/2009 - Destak Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

5 milhões de novas ameaças em apenas três meses


O PandaLabs divulgou o seu novo relatório trimestral com detalhes sobre a actividade criminosa online de Julho a Setembro. Trojans (71%), adware (13%) e spyware (9%) aumentaram, ao passo que os vírus tradicionais quase desapareceram, representando apenas 2% do total de ameaças.

O maior destaque vai para o novo recorde dos hackers no que diz respeito à criação de novas ameaças: apenas nos últimos três meses, o PandaLabs registou cinco milhões de novas espécies de malware. A maioria foram banker Trojans, apesar do adware e do spyware terem também aumentado.

“Actualmente recebemos cerca de 50.000 novos exemplares de malware diariamente, comparando com os 37.000 de apenas há uns meses atrás. Não há razões para crer que a situação melhore nos próximos meses” explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

Em termos do número de computadores infectados, houve um aumento de 15% comparativamente ao anterior trimestre. Mais de 37% dos casos foram causados por Trojans, ao passo que o adware foi responsável por 18,68% de todas as infecções. Esta categoria em particular tem vindo a expandir-se rapidamente devido à maior proliferação dos falsos programas antivírus ou rogueware.

Este relatório destaca ainda as tendências analisadas ao longo do último trimestre. O PandaLabs detectou um enorme crescimento na distribuição de malware através de spam, de redes sociais e de técnicas de optimização de resultados em motores de busca, que levam os utilizadores para falsas páginas Web onde o malware é transferido. Estes métodos de propagação de malware utilizam normalmente técnicas de engenharia social, explorando uma série de temas como a Gripe A, o Dia da Independência, discursos de Barack Obama, entre outros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 217 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal