Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/10/2009 - O Diário de Mogi Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ciretran quer eliminar fraudes

Por: Cleber Lazo


Com o objetivo de evitar fraudes, agora todas as operações relacionadas a solicitações de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) são realizadas apenas após a informatização dos dados do candidato. Portanto, desde o último dia 26, o futuro ou antigo motorista precisa ir até uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e passar por etapas como coleta da impressão digital de todos os dedos das mãos, assinatura com caneta digital e fotografia tirada na hora. Além destas ações, para a primeira habilitação é necessário um teste para avaliar o nível de alfabetização.

No entanto, a fim de concluir o processo, os mogianos ouvidos pela reportagem na tarde de ontem tiveram de aguardar em média uma hora e 20 minutos na fila. O encarregado pelo Ciretran da Cidade, Darcy Marques, informou que o fato aconteceu devido à demanda do dia. "Não temos como prever quanto tempo será de espera. Há dias em que o movimento é tranquilo", informou. Em média, 150 pessoas passam por dia pela unidade localizada no Centro de Iniciação Profissional (CIP), no Mogilar.

Marques explicou que, no sistema anterior, o candidato precisava preencher um prontuário médico, onde constavam os atestados médico e psicotécnico e, na parte inferior, havia uma foto 3x4, além dos dados pessoais. "Esta parte era destacada e enviada ao Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste da Capital. Três dias depois, a permissão ou habilitação era remetida via malotes", lembrou. Com o novo sistema, este documento deixou de existir. "Agora enviamos os dados virtualmente", disse.

O tempo de espera até a entrega do documento, segundo Marques, continua o mesmo: três dias. "Este é o prazo depois que todas as etapas da solicitação foram concluídas. O período é necessário para que a central de dados, instalada na unidade do Poupatempo de Itaquera, coloque as informações no cadastro nacional e nos envie o documento físico", afirmou.

Nos casos de renovação, adição de letras, ou segunda via, o condutor pode imprimir o formulário no site do Detran. Ele deverá ser preenchido e levado ao Ciretran, acompanhado do RG original. Para a primeira habilitação a autoescola deve orientar o candidato.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 286 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal