Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/10/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso e-mail promete vídeo de homem que matou garota de 13 anos

Mensagem criada por golpistas é enviada em nome do G1. Segundo o texto, vídeo mostra ‘claramente’ o responsável pelo crime.

Golpistas da internet espalharam recentemente uma mensagem fraudulenta, em nome do G1, que promete um vídeo com imagens do homem que teria estuprado e matado uma garota de 13 anos. O e-mail com título “G1 comunicado importante” tem características típicas de fraudes virtuais: além dos erros de grafia e pontuação, o link oferecido aos internautas aponta para um endereço desconhecido, que nada tem a ver com o do site de notícias.

A mensagem diz é possível ver o criminosos no vídeo e pede que os leitores colaborem com a Polícia Federal, denunciando o paradeiro do homem que estuprou e matou uma adolescente chamada Camila. Ainda segundo o texto, a família da vítima e as autoridades oferecem dinheiro em troca de informações sobre o paradeiro do homem.

Recentemente, golpistas apelaram também para a oferta de um falso vídeo que prometia imagens de um paciente morto pelo vírus H1N1. Seguindo o mesmo padrão de erros de português e endereços que não estão relacionados aos sites descritos nas mensagens (para conferir isso, basta “estacionar” o mouse em cima do link), a mensagem dizia: “liberado, no dia 15/09/2009, pela AFP, um video que mostra um paciente no monento da sua morte, causada pela gripe A ‘H1N1’”.

Golpes desse tipo são chamados de phishing scam. Com essa tática, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 223 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal