Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/10/2009 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Facebook elimina falsos perfis usados por criminosos


As equipes de segurança do site Facebook estão trabalhando para eliminar alguns perfis falsos que estariam sendo usados para realizar fraudes contra os usuários da rede social. O crime envolve o roubo de senhas dos usuários e a utilização dos seus perfis para pedir dinheiro aos amigos da vítima.

Segundo o jornal The Guardian, o site foi seriamente atingido nas últimas semanas por este crime, chamado de "Fraude 419", e o número de pessoas atingidas ainda seria incerto. Até mesmo o FBI se envolveu na questão nesta quinta-feira, enviando uma mensagem de alerta a usuários da rede social sobre milhares de crimes registrados recentemente em perfis do site, em especial, a "Fraude 419".

Em um comunicado no blog oficial da rede social, Alok Menghrajani, engenheiro de software do Facebook, alertou os usuários sobre o crime e afirmou que as equipes de segurança registraram um aumento no número de ocorrências da fraude.

"Enquanto o número total de pessoas atingidas é pequeno, estamos levando a sério qualquer ameaça à segurança e estamos redobrando nossos esforços para combater as fraudes", escreveu Menghrajani.

Nesta fraude em especial, as informações de login das pessoas são roubadas através de sites de phishing, e depois as suas contas são acessadas sem permissão para pedir dinheiro para os amigos da vítima. O criminoso acessa o Facebook como se fosse o proprietário da conta e conversa com os amigos através dos serviços de chat ou mensagens para explicar, geralmente, que está perdido em algum outro país e que precisa de dinheiro. Então, ele orienta os amigos da vítima a enviarem dinheiro através de empresas de transferência de dinheiro como a Western Union.

O Facebook preparou uma página especial de alerta de segurança, na qual fornece dicas e conselhos para evitar que seus usuários sejam vítimas dos criminosos virtuais no site. O Facebook também pede que as pessoas informem sobre qualquer atividade estranha ou suspeita em suas contas.

"Nós melhoramos nossos sistemas para lidar melhor com este tipo de fraudes e estamos nos esforçando para ter certeza que vamos conseguir responder a estas fraudes conforme elas se modificarem", escreveu Menghrajani. "Enquanto isso, nossa equipe de segurança está trabalhando junto a provedores de e-mails e outros especialistas para identificar os criminosos".

Algumas das contas falsas contém links, que, se clicados por usuários desavisados, podem baixar vírus nos computadores, deixando-os vulneráveis à ação dos hackers, explica o Guardian.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 227 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal