Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/10/2009 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes populares ainda fazem vítimas no Brasil

Por: Karina Gomes


Setembro de 1936. Illinois, Estado de Joliet, Estados Unidos. Um pacote cai e quem o pega para devolver ao dono não pode imaginar que será alvo de um pequeno golpe popular. Na primeira cena de Um Golpe de Mestre (The Sting, 1973), com Paul Newman e Robert Redford, dois pilantras aplicam o “golpe da cascata”, fraude que de acordo com a titular da Delegacia de Falsificações e Defraudações do Distrito Federal, Ivone Casimiro Rosseto, ainda acontece muito no Brasil.

“O golpe do paco, como é conhecido, é comum. O golpista promete dar recompensa em troca do dinheiro achado dentro do pacote, mas é uma armadilha. A vítima tem que desconfiar se houver muita facilidade de ganhar dinheiro”, disse.

Pode não parecer verdade, mas muitos caem na lábia de estelionatários. “Eles são verdadeiros artistas. Formam um cenário, um lugar apropriado, têm uma engenharia social pura", explicou Lorenzo Parodi, da Deall Riscos e Inteligência, criador do Monitor das Fraudes.

O site contém explicações de variadas modalidades de golpe e também recebe denúncias de vítimas. “Geralmente, os fraudadores apresentam uma grande vantagem para a vítima e a pressionam para que tome uma decisão rápida. É difícil encontrar golpistas depois, porque eles estão sempre viajando”, disse Parodi.

O advogado Edson Flósi, 70, repórter do jornal “Folha de S.Paulo” entre os anos 1960 e 1990 fez cobertura de vários golpes populares. “Escrevi várias matérias sobre o golpe do bilhete premiado, do 3X1 e o da Cascata”.

Outra fraude aplicada na época, segundo Flósi, era o “golpe da guitarra”. “O golpista contava à vítima que tinha uma máquina de fabricar dinheiro. Era estranha, cheia de lâmpadas. O golpista simulava a produção de notas, mas o dinheiro já estava na saída da máquina. A vítima comprava a máquina e depois não conseguia produzir nenhuma nota”, contou.

Prevenção

A trilha de Golpe de Mestre "The Entertainer", composição de Scott Joplin, acompanha as artimanhas dos golpistas que protagonizam o filme, que ambienta um clima de malandragem e esperteza que não se aplica à realidade. Golpes são perigosos e podem trazer muitos prejuízos à vítima.

A prevenção contra estelionatários, segundo a delegada Rosseto é a desconfiança. “Há casos em que se a vítima não cai no golpe, ela acaba sendo assaltada”, afirmou. “A pessoa abordada não pode acreditar em muita facilidade de ganhar dinheiro. Nenhum estranho vai querer beneficiar outra pessoa sem nada em troca".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 254 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal