Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/09/2009 - Panapress Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

ACT denuncia branqueamento do dinheiro do tabaco em África


Paris, França (PANA) - O presidente da Aliança Contra o Tabaco (ACT), Yves Martinet, denunciou em Paris o "branqueamento moral" do dinheiro do tabaco efectuado em África pelos fabricantes ao consagrar uma parte dos seus rendimentos a obras sociais.

"No Ocidente, as indústrias do tabaco tomam precauções nas suas actividades, o que não é o caso em África onde elas se dedicam ao que eu qualificaria de 'branqueamento moral'. Com o dinheiro do tabaco, as companhias financiam obras sociais, sanitárias ou patrocinam clubes desportivos para ter uma boa consciência e continuar as suas práticas", declarou.

Durante uma entrevista à PANA, Martinet criticou igualmente o contrabando praticado pelas próprias indústrias do tabaco a fim de vender ainda menos caro os seus produtos bem como a venda de cigarros às pessoas que não têm suficientes recursos.

"Qualquer dinheiro ganho desta maneira não se vê e o dinheiro que não se vê serve para corromper pois as indústrias do tabaco utilizam muito a corrupção para se instalar num país", afirmou o responsável da ACT.

Martinet indicou que os danos do tabaco são ao mesmo tempo sanitários, ecológicos e económicos.

Ao tomar o exemplo do Malawi, primeiro país produtor de tabaco em África e terceiro no mundo, Martinet estimou que é a indústria do tabaco que leva a população a cultivá-lo em detrimento da cultura de produtos alimentares.

"Isto provoca a destruição do solo, a desflorestação e a fome. A cultura do tabaco contribuiu para empobrecer cada vez mais o Malawi e foi um dos factores da fome que este país registou", declarou.

A Aliança Contra o Tabaco, uma coligação de 30 associações francesas, organizou segunda e terça-feiras últimas em Paris uma mesa redonda internacional sobre o controlo do tabaco em que participaram vários representantes da sociedade civil africana.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 242 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal