Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/10/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Burla a família de bebé que tem doença rara

Por: Joana Nogueira

Solidariedade: E-mail divulgado na internet pedia ‘ajuda’ para conta falsa.

Os pais do Dinis, uma criança de 19 meses com Leucoencefalopatia, Calcificações e Quistos Cerebrais, uma doença neurológica grave e extremamente rara, ficaram "sem chão" quando tiveram conhecimento de que estavam a ser vítimas de uma burla.

"Ontem [anteontem] cheguei a casa e tinha um e-mail de um senhor a dizer que gostava de ajudar o Dinis, mas que o NIB do e-mail que tinha recebido não correspondia ao que estava no site e perguntava para qual deles é que deveria transferir o dinheiro", revela Ana Terceiro, mãe de Dinis.

"Fiquei em pânico. Alguém se está a aproveitar da história para fazer dinheiro. Nunca tive outra conta se não no Banco Português de Negócios (BPN). Por isso, deixo um alerta para quem quiser ajudar o Dinis: vá ao site, lá está o único NIB para o qual o pode fazer", esclarece.

Segundo apurou o CM, o mentor da burla é do sexo masculino e reside no Sul de Lisboa. No e-mail onde formalizava o pedido de ‘ajuda’, o homem indicava uma conta do Banco Espírito Santo (BES), juntamente com várias frases publicadas pelo CM a 26 de Agosto, ainda que descontextualizadas. No final, constava o pedido: "Pedimos, por favor, a todos os que nos possam ajudar, nem que seja com um único cêntimo." Foi o que Ana Terceiro fez. Decidida a ter uma prova da burla, dirigiu-se a um balcão do BES e depositou um cêntimo na conta. Posteriormente, apresentou queixa na Polícia Judiciária, pois garante que jamais irá consentir que alguém enriqueça com a doença do seu filho.

INTERCÂMBIO ENTRE CLÍNICOS GRAÇAS AOS PAIS

No passado dia 3 de Setembro o Dinis foi "fantasticamente bem recebido no hospital CUF Infante Santo, pelo professor Eduardo Fernandes, um médico que juntou o profissionalismo com bom coração", refere Ana Terceiro. Este oftalmologista está actualmente a trabalhar em intercâmbio com o clínico Borja Corcóstegui (Barcelona), na tentativa de trazer novo conhecimento científico que possa ajudar o pequeno Dinis. Porque se trata de uma doença neurológica rara, foi igualmente estabelecida uma parceria entre o João Pedro Vieira, neurologista no Hospital D. Estefânia, e Jaume Campistol Plana, neurologista em Barcelona.

Porém, este intercâmbio entre Portugal e Espanha só é possível se for financiado pelos pais, razão pela qual toda a ajuda é preciosa.

PJ RECOMENDA DOSE DE DESCONFIANÇA

O número de crimes de obtenção de ganho ilícito tem vindo a aumentar a par com a massificação do uso da internet. Como um modus operandi semelhante ao das burlas praticadas por falsos peditórios, as que são praticadas no meio cibernético têm a vantagem de chegar a mais pessoas em menos tempo. Como tal, a apresentação de queixa contra os seus autores, por parte das vítimas, é fundamental para a abertura de uma investigação criminal.

Para prevenir a ocorrência deste tipo de crimes, a Polícia Judiciária recomenda cautela e uma dose adequada de desconfiança.

"É necessário garantir que a pessoa que nos pede dinheiro é de facto quem diz ser e que o montante se destina para o fim que é referido. É necessário uma dose adequada de desconfiança por parte de quem dá, pela procura de informação complementar junto dos bancos", explicou o director nacional ajunto da Polícia Judiciária, Pedro Carmo.

APONTAMENTOS

INVESTIGAÇÃO

O Estado comparticipa o tratamento no estrangeiro, no caso de este existir, mas não aposta na investigação para a descoberta da cura desta doença.

NIB FALSO

Tem circulado na internet um NIB falso, relativo a uma conta no Banco Espírito Santo (BES): 0007 0000 0026 0070 193 23

NIB VERDADEIRO

O NIB verdadeiro diz respeito ao Banco Português de Negócios (BPN) e pode ser confirmado no site do Dinis: 0079 0000 3647 1370 10 146

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 284 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal