Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/09/2009 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Médico durante 20 anos não tinha curso

Por: Alexandre Panda e Ana Isabel Fonseca

Lousada: Arguido começa a ser julgado a 10 de Novembro.

Durante mais de vinte anos Júlio Costa fez-se passar por médico: diagnosticava doenças, prescrevia receitas e tinha até um consultório em Lousada, onde cobrava consultas que variavam entre 40 e 50 euros. Nada parecia falhar, até que algo correu mal.

Um menor, paciente de Júlio, foi hospitalizado com uma intoxicação por ingestão de medicamentos contra-indicados. A partir desse momento foi iniciada uma investigação. O esquema foi descoberto, e em Outubro do ano passado o falso médico foi detido em casa. O caso começa a ser julgado a 10 de Novembro no Tribunal de Lousada.

Na acusação do Ministério Publico, a que o Correio da Manhã teve acesso, Júlio está acusado de tráfico de estupefacientes, de falsificação de documentos, usurpação de funções e burla qualificada. Júlio, que apenas estudou até ao 12º ano mas que se intitulava especialista em neuropsicologia, recebia dezenas de pacientes por dia, a quem receitava medicamentos. Várias dessas pessoas acabaram por sofrer complicações de saúde e algumas ficaram dependentes de medicamentos.

PACIENTE PEDE INDEMNIZAÇÃO DE CEM MIL EUROS

O Ministério Público estima que durante mais de vinte anos centenas de pessoas tenham sido enganadas pelo falso médico. No entanto, dos inúmeros pacientes do ‘dr. Júlio’ apenas um decidiu avançar e constituiu-se assistente no processo que agora começa a ser julgado.

"O meu cliente ficou viciado nos medicamentos que o arguido lhe prescrevia. Agora está emocionalmente instável", explicou ao CM o advogado Leonel Costa, cujo cliente pede uma indemnização de cem mil euros.

Grande parte dos fármacos prescritos pelo falso médico provinha de Espanha. Muitos desses medicamentos acabaram por provocar graves sintomas nos pacientes, designadamente fortes dores de barriga, de cabeça, desorientação e até enjoos.

NEGA ACUSAÇÕES E DIZ QUE PRESTAVA ACONSELHAMENTO

Após a detenção, o falso clínico negou todos os crimes. O arguido afirmou que nunca se fez passarpor médico e que "apenas prestava aconselhamento às pessoas".No entanto, as dezenas de vinhetase os medicamentos encontrados durante uma busca à sua casa acabaram por o incriminar. A PJ descobriu ainda um portátil em que estava instalado um programa no qual estavam registados vários nomes de pacientes, com o respectivo historial clínico. Júlio afirmou ainda que todos os pacientes sabiam que não era médico. Contudo, nas paredes do consultório estavam colocados inúmeros certificados de cursos e pós-graduações que ofalso médico nunca chegou a tirar, mas que o faziam gozar de uma enorme credibilidade.

PORMENORES

CÚMPLICE

Juntamente com Júlio foi constituído arguido o médico Ricardo Travesio, suspeito de ter colaborado com o esquema do falso médico.

PRISÃO DOMICILIÁRIA

O falso médico está desde o final do ano passado em prisão domiciliária.

ORDEM DOS MÉDICOS

O esquema de Júlio Costa foi descoberto quando a Ordem dos Médicos confirmou que não havia nenhum clínico registado com aquele nome.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 333 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal