Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/09/2009 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Um depósito é um capital de confiança


A crise financeira, ao levar a um maior escrutínio sobre a banca, ajudou a desvendar situações que nada tinham a ver com a queda acentuada dos mercados e com a desvalorização dos produtos financeiros, mas sim com ilegalidades e pouca transparência na relação que muitas instituições mantinham com os seus clientes. Lá fora, ficou para a história a fraude protagonizada por Bernard Madoff. Por cá, à nossa escala, vieram à baila os casos BPP e BPN, em que alguns clientes se queixaram de ter comprado produtos de retorno absoluto ou papel comercial, convencidos que estariam a investir nos inofensivos depósitos a prazo. Estes casos fizeram aumentar o nível de alerta, quer dos clientes quer das autoridades. Segundo dados avançados na edição de hoje do Diário Económico, o número de reclamações de clientes que investiram nos "falsos depósitos" aumentou este ano, quer junto ao Banco de Portugal, quer junto das associações de defesa dos consumidores. É um sinal de maior alerta e cultura financeira dos clientes. Mas não chega. Até porque uma grande franja da população bancarizada não tem, e se calhar não tem de ter, um nível de sofisticação que lhe permita saber se está a comprar gato por lebre. Muitos se limitam a confiar na relação mantida com o outro, aquele que está do outro lado do balcão. Este filtro tem, necessariamente, de ser feito pelos próprios bancos, que devem retribuir o capital de confiança que lhes é depositado pelos clientes, e pelas autoridades de supervisão, que devem aumentar as regras de transparência dos depósitos para que não haja mal entendidos que, muitas vezes, colocam em risco a poupança de uma vida.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 269 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal