Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/09/2009 - Yahoo Notícias / Magnet Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Rede de spam e malware russa pagava por Mac infectado

Por: Marco Andrei Kichalowsky

Cresce o interesse dos criminosos virtuais pela plataforma.

Hoje, as ameaças virtuais para Mac ainda são poucas, mas infelizmente, os bandidos virtuais estão crescendo e se organizando. Graham Cluley, especialista em segurança do Sophos Lab, comentou o quão perigosas estas ameaças estão se tornando, principalmente quando oferecem recompensas financeiras tentando arregimentar hackers sem escrúpulos.

Em seu blog , Cluley publicou uma nota sobre uma palestra que assistiu no congresso organizado pela revista de segurança digital Virus Bulletin, realizado em Genebra na última semana. A palestra em questão foi apresentada por Dmitry Samosseiko e tratava da rede russa de afiliados Partnerka, que lucrava com a distribuição de spam e malware.

A má notícia para os usuários de Mac é exatamente o fato de que uma das facções da rede era dedicada a vender e promover software falso para a plataforma, de maneira sistemática e estruturada, chegando a oferecer a seus afiliados US$ 0,43 por computador infectado. Para ajudar nos ataques, a rede tinha diversos websites fraudulentos. Um deles, o Mac-Codec.com (hoje fora do ar), oferecia malware disfarçado de codecs para a reprodução de diversos formatos de vídeo.

Este tipo de Cavalo de Troia não é novidade para a plataforma. O que preocupa é que, cada vez mais, os criminosos estão vislumbrando os Macs como um rentável mercado para suas atividades. Os usuários de Mac (e, na mesma medida, os de Linux) costumam não se proteger contra ameaças virtuais, acreditando que seus sistemas, por não serem Windows, são invulneráveis.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 247 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal