Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/09/2009 - INFO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Roubo de senhas teve alta de 400% em 2008

Por: James Della Valle


SÃO PAULO – O número de programas criados para facilitar o roubo de senhas cresceu 400% só em 2008, segundo dados publicados em uma pesquisa da McAfee.

Segundo o estudo, na época, o número de malware espalhados pela rede chegou a quase 400 mil. Atualmente, mais de seis mil novas ameaças do gênero aparecem por dia na internet com o intuito de se apoderar de dados pessoais dos usuários.

“Com transações de compras e bancárias ocorrendo principalmente de forma on-line nos dias de hoje, o roubo de senhas tornou-se um crime virtual comum. Independente de qual seja o vetor de ataque, em muitos casos algum tipo de malware para roubo de senhas chega até os computadores das vítimas”, aponta o documento.

O crescimento desse tipo de crime está ligado à evolução das técnicas utilizadas para a apropriação indevida de dados. Por exemplo, os criminosos observam cada movimento dos internautas com novos programas que tiram fotos da tela quando são digitadas senhas, ou que identificam e capturam informações de logins ocultos (sites onde as senhas aparecem como “******”).

Outra tática muito utilizada é a falsificação de websites confiáveis, criando pop-ups falsos para solicitar informações pessoais. Em muitos casos, o usuário chega ao site vindo de um link espalhado por spam ou worms em redes sociais.

Uma vez de posse desses dados, é possível recolher informações pessoais como senhas de bancos e número de cartões de crédito dos usuários, além de utilizar seus sistemas para espalhar mais pragas virtuais. O relatório também mostra que senhas de jogos online, como o popular World of Warcraft, da produtora Blizzard, são as mais almejadas da rede.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 250 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal