Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/09/2009 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

"Madoff" libanês desfalca Hezbollah

Por: Rui Barroso

Financeiro xiita Salah Ezz el-Din é suspeito de ter arquitectado uma fraude de 500 milhões de dólares.

Salah Ezz el-Din era um homem respeitado na comunidade xiita do Líbano. O financeiro aproveitou a sua proximidade com o Hezbollah para fazer um alegado esquema fraudulento, de acordo com a agência "Reuters".

O financeiro, que morava numa das regiões controladas pelo movimento xiita, aliciava investidores libaneses, muitos deles com rendimentos baixos, a confiarem-lhe o dinheiro com promessas de retorno elevado. Também responsáveis do Hezbollah fizeram investimentos junto de Ezz el-Din.

Os pagamentos dos investimentos eram feitos através de cheques que não tinham cobertura. A alegada fraude obrigou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah (na foto), a negar ligações entre Ezz el-Din e o grupo armado. Nasrallah garantiu ainda que "o Hezbollah é um dos afectados por esta crise, mas não deixará o povo entregue ao seu destino".

À semelhança de Bernard Madoff, o financeiro libanês era também conhecido por ser um filantropo, dotando a região do sul do país com várias mesquitas e um campo de futebol.

Várias vítimas da alegada fraude, citadas pela "Reuters", referiram que só colocaram o dinheiro nos investimentos de Ezz el-Din dada a sua credibilidade, conseguida através da ligação ao Hezbollah, movimento que tem a fama de ser incorruptível.

Algumas fontes citadas pela agência continuam a defender a integridade de Ezz el-Din, apesar de há uns meses o banco central libanês ter alertado os investidores. Outros referem que se trata de uma conspiração de Israel.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 257 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal